quarta-feira, 9 de abril de 2008
Isto e Aquilo
John Scofield
This Meets That
Emarcy
Setembro 2007
15/20
Primeiro projecto de John Scofield na editora Emarcy contando com o baixista Steve Swallow, Bill Stewart na bateria e ainda uma secção de metais composta por Roger Rosemberg no sax barítono e clarinete baixo, Jim Pugh no trombone, Lawrence Feldman no sax tenor e flautas e John Swana no trompete e fluguelhorn. Conta ainda com a colaboração do guitarrista Bill Frisell no tema The House of the Rising Sun.
É sintomática a colaboração de Bill Frisell porquanto, dos últimos trabalhos de Scofield, este é o que mais se aproxima do universo musical de Frisell, nomeadamente nos temas Behind Closed Doors e Shoe Dog. Este último é aliás um dos temas mais conseguidos do álbum, conjuntamente com o já citado The House of the Rising Sun, onde Scofield faz parceria com Frisell, pelo que não é de todo um álbum característico deste camaleão do jazz/rock.
É certo que alguns temas evoluem ainda à volta do som funky que caracterizou os últimos trabalhos de Scofield (nomedamente os construídos com o trio Medeski, Martin & Wood), como The Low Road ou Heck of a Job, mas mesmo nestes a inclusão do quarteto de metais acrescenta uma profundidade expressiva, nomeadamente nos diálogos travados entre os metais e a guitarra, que esteve ausente nos álbuns mais “eléctricos” dos últimos anos.
Parece pois um ponto de viragem, senão total pelo menos parcial, na obra de Scofield, que fica a ganhar com o novo caminho traçado, pelo menos para os amantes do jazz… Melhores harmonias, arranjos mais elaborados e sobretudo a aquisição de um novo ambiente de folk/blues que traz uma dimensão acrescida ao enorme talento na guitarra de John Scofield.
São assim os grandes músicos. Aos 56 anos encontram ainda maneira de reinventar a sua obra, apesar de serem reconhecidamente dos melhores intérpretes que a guitarra tem para oferecer presentemente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário