sábado, 19 de abril de 2008

Destaque da Semana – Steve Smith & Vital Information


Nascido no Massachussets, em 1954, começou a estudar bateria com 9 anos, em 1963, com Bill Flanagan, com quem tocou durante os anos 60 em Big Bands. Em 1972 ingressou no Berklee College of Music, em Boston, onde estudou com professores como Gary Chaffee e Alan Dawson.

Iniciou a carreira profissional em 1974, com 19 anos, na Big Band de Lin Biviano, onde permaneceu e gravou durante dois anos. Durante esse período tocou ainda com Buddy deFranco e fez parte do grupo de free jazz, The Fringe, com George Garzone. Em 1976 iniciou a sua colaboração com Jean-Luc Ponty com quem gravou o disco "Enigmatic Ocean" (Atlantic 1977) o qual contou ainda com a colaboração do guitarrista Allan Holdsworth.

Nessa altura conheceu Ronnie Montrose que o convidou a fazer parte do grupo rock Journey, com quem viajou por todo o mundo e gravou inúmeros álbuns de sucesso entre os quais "Escape" (Columbia 1981) e "Frontiers" (Columbia 1983). Com os Journey vendeu mais de 50 milhões de discos, em todo o mundo!

Em 1985 deixou os Journey para se dedicar à sua antiga paixão pelo jazz. Não deixou, no entanto e como sideman, de tocar e gravar com alguns dos maiores ícones do pop e rock mundiais, entre eles Mariah Carey, Bryan Adams, Zucchero, Andrea Bocelli, Ray Price e Savage Garden.

A sua banda de jazz de fusão, Vital Information, foi fundada em 1983, ainda membro dos Journey. Dela fazem parte Tom Coster nos teclados, Baron Browne no baixo e Vinny Valentino na guitarra. O seu último disco é datado de 2007 e chama-se “Vitalization”, gravado pela Hudson Music. É este o trabalho que será apresentado em Lisboa, no Cinema São Jorge.

Mantém ainda outra banda de jazz a Steve Smith’s Jazz Legacy, mais direccionada para o free jazz e que conta com Andy Fusco no saxofone alto, Walt Weiskopf no saxofone tenor e soprano, Mark Soskin no piano e Baron Browne no baixo.

Um espectáculo obrigatório para os apaixonados pelo jazz de fusão.

Veja o tema Side Way Blues, por Steve Smith & Vital Information.

Sem comentários: