domingo, 27 de abril de 2008

Marc Copland Quarteto na Culturgest


Marc Copland nasceu em 1948 em Philadelphia, Pennsylvania. Abraçou muito cedo o jazz, primeiro como saxofonista, onde alcançou alguma projecção na sua cidade natal, antes de se mudar para Nova Iorque e conhecer John Abercrombie e Chico Hamilton, com quem começou a tocar. Insatisfeito com a sua música desistiu do sax e foi aprender piano… Só passados 10 anos (já na década de 80) reapareceu, agora como pianista de inegável talento. Como sideman tocou com Bob Belden, Jane Ira Bloom, Joe Lovano, Tim Hagans, James Moody e Wallace Roney entre muitos outros.
Formou então o seu trio com Gary Peacock e Billy Hart com quem gravou At Night, para a Sunnyside e Paradiso para a Soul Note. Já nos anos 90 gravou três obras marcantes para a Savoy com o quinteto formado com Randy Bracker, Bob Berg e Dennis Chambers e em quarteto com John Abercrombie, Drew Gress e Billy Hart. Gravou ainda em duo com Gary Peacock, Bill Carrothers e com Greg Osby, para além de trabalhos e espectáculos a solo.
Nos seus trabalhos mais recentes encontramo-lo em trio ao lado de Gary Peacock, Paul Motian, Bill Stewart, John Abercrombie e Kenny Wheeler. Em duo com Randy Brecker ou Greg Osby, ou a solo.
Mas é em quarteto que vamos ter ocasião de o ouvir esta semana na Culturgest, acompanhado do saxofone de Greg Osby, da bateria de Bill Stewart (que regressa assim a Portugal, escassas duas semanas após a sua memorável actuação na Aula Magna com John Scofield) e do contrabaixista John Hebert.
Um espectáculo a não perder, no mesmo dia em que os portuenses vão poder ouvir Jason Moran na Casa da Música, outro pianista de enormes recursos que pudemos admirar em 2007 em Lisboa, na Culturgest, a acompanhar Charles Lloyd num concerto extraordinário. Há semanas assim…

Vejam Marc Copland integrando a Orquestra de Bob Belden no tema Black Dhalia

Sem comentários: