quinta-feira, 10 de abril de 2008

TrioAngular


Bruno Santos “Trioangular”
8 de Novembro de 2007 – 21.30h
FNAC – Cascais Shopping
***

Mini concerto (cerca de 30 minutos) de apresentação do novo disco do simpático guitarrista madeirense Bruno Santos, denominado “TrioAngular”, integrado nas “Noites de Jazz” da FNAC com João Moreira dos Santos, que contou com a participação dos músicos que com ele gravaram o álbum, Bruno Pedroso na bateria e Bernardo Moreira no contrabaixo, bem como uma vasta apresentação e entrevista do guitarrista, promovida por João Moreira dos Santos, responsável pelo conhecido BLOG de jazz “JNPDI – Jazz no País do Improviso”.
Mais do que uma apresentação complexa do disco e trabalho de Bruno Santos e companhia, este concerto visou ser uma acção de promoção do jazz e do disco “Trioangular” para o público da FNAC, pelo que as expectativas não seriam muito elevadas, apesar da qualidade dos músicos presentes. Na verdade, dos 5 temas tocados três deles não faziam sequer parte do disco o que é no mínimo surpreendente… Reflexo seguro, embora não exclusivo, do desfasamento existente em Portugal (e se calhar não só em Portugal…) entre o momento da gravação e o da distribuição dos discos de jazz. Esta “novidade” discográfica já foi gravada há um ano e eu próprio já tive ocasião de o adquirir na distribuidora há vários meses! Assim não admira que o reportório do seu autor já tenha evoluído bastante desde então, a ponto de optar por incluir preferencialmente material novo na apresentação… Estes temas novos já eram também conhecidos de anteriores apresentações do Quarteto Bruno Santos e Filipe Melo, nomeadamente dos concertos integrados na digressão nacional do grupo com os saxofonistas Donald Harrison e Perico Sambeat, e apesar do inegável talento de Bruno Santos (o Cristiano Ronaldo da guitarra…) perderam na comparação face à maior riqueza melódica e harmónica que a introdução do piano e do saxofone garantiram naquelas interpretações. Quanto aos restantes seguiram o ambiente cool do disco, onde a suavidade de filigrana da guitarra de Bruno Santos casa perfeitamente com o rigor, a experiência e o talento tanto de Bernardo Moreira como de Bruno Pedroso.
Em suma, uma ideia interessante esta das “noites de jazz” da FNAC, mas que soube a pouco… Seria necessária uma revisão dos contornos do projecto para assegurar uma maior concorrência de público ao evento, que os músicos bem mereciam!

Sem comentários: