domingo, 27 de abril de 2008

Magia Latina


Samuel Quinto Trio
Latin Jazz Thrill
Numérica 2007
17/20

Samuel Quinto é um pianista brasileiro de 34 anos, radicado em Portugal (mais precisamente na cidade do Porto) desde 2004. Com os seus compatriotas Edamir Costa (docente na escola de jazz do Porto) e Gil “Batera” formou em 2005 o Samuel Quinto Trio e tem feito o giro dos bares de jazz do norte e centro do país, particularmente da cidade invicta (podem vê-los regularmente no Hot Five).
Em 2007 gravaram para a Numérica este seu primeiro CD ”Latin Jazz Thrill”, gravado ao vivo nos estúdios da editora em Paços de Brandão, com produção de Fernando Rocha.
E posso afirmar que o título do disco não é nada optimista… Se peca por alguma coisa é por defeito, tanto é o talento e a energia investidos neste trabalho!
Quinto é um pianista de amplos recursos, de técnica soberba e com um ritmo contagiante como só os latino-americanos sabem demonstrar. Autor de três originais incluídos no disco bem como de todos os arranjos do mesmo, encontrou em Edamir Costa e Gil “Batera” os parceiros ideais para espalhar o seu talento pelas salas de espectáculo do mundo. O primeiro é um baixista talentoso e versátil. Além de se entender superiormente com os seus pares no suporte rítmico dos temas, mostra-se capaz de acompanhar melodicamente as arrancadas virtuosas do pianista (por vezes com recurso ao slap bass) de forma enérgica e inspirada. O segundo é um poço de energia, capaz de transformar o seu instrumento numa bateria de escola de samba que cativa os ouvintes pela riqueza rítmica que transmite e que se mostra tão à-vontade nas salsas e rumbas cubanas quanto nos baiões e sambas do seu Brasil natal. Um verdadeiro fenómeno responsável por uma parte significativa do sucesso desta gravação.
As influências notórias do trio vêm das Caraíbas, nomeadamente do dominicano Michel Camilo (sobretudo os trabalhos desenvolvidos com o seu trio) do cubano Gonzalo Rubalcaba e até do norte-americano Chick Corea, que contribui com dois temas para o disco (Spain e Armando’s Rhumba), que constituem dois dos pontos mais altos do mesmo. Os outros temas emprestados são os standards norte-americanos Night And Day, de Cole Porter, e Summertime, de George Gershwin (ambos completamente remodelados pela estética latina do trio e com exuberantes solos de percussão) e temas brasileiros: Água de Beber, de Tom Jobim (que está fantástico, com uma alegria e vivacidade contagiantes, que ultrapassam amplamente o original), o medley nordestino Asa Branca/Qui Nem Jiló, de Luiz Gonzaga (uma incursão plenamente conseguida pelo baião) a balada Caçador de Mim, de Milton Nascimento e a fechar o samba clássico baiano de Ary Barroso, Sandália de Prata.
Apesar da indiscutível qualidade demonstrada pelo jazz nacional nos últimos anos, há ainda pouca gente a dedicar-se ao maravilhoso mundo dos sons latinos (mesmo os poucos trabalhos de fusão que têm teimosamente aparecido, esbarram frequentemente com a inércia das editoras, incapazes de apostar na diferença riquíssima destes projectos). É pois duplamente de saudar este Latin Jazz Thrill do Samuel Quinto Trio: pela enorme qualidade dos músicos envolvidos e do trabalho realizado e pela “ousadia” da Numérica (obscura editora portuense) em apostar neles. Oxalá outros lhes seguissem o exemplo.

Vejam o tema La Fiesta de Chick Corea, em solo de piano por Samuel Quinto.

3 comentários:

Anónimo disse...

É sempre bom descobrir bons artistas e bons blogs!
Quem ainda não tiver ouvido este fantástico trio ao vivo pode fazê-lo no próximo dia 17 de Maio, 21h 30m, no Auditório do "Jazz ao Norte" (à Casa da Música - Porto), e no Festival "Rota Jazz" (Trofa) no dia 22 de Maio, 22h.
Bom concerto!

www.samuelquinto.com
www.myspace.com/samuelquinto

Ricardo Ramalho disse...

Obrigado Isabel pelo simpático comentário.
Eu acrescento que é sempre bom constatar que não estamos sozinhos a apreciar a boa música que por cá se vai fazendo.
Fico à espera da vinda do trio a Lisboa. Faço questão de estar presente.

Anónimo disse...

Eu encontrei videos ainda melhores deste trio fabuloso no site do pianista(www.samuelquinto.com) e no www.myspace.com/samuelquinto, concertos na alemanha.
Check out Água de beber, To Peter e Night and day!
Esperamos por mais...muito mais!!!!
Abraços