quinta-feira, 10 de abril de 2008

Inspiração


Bernardo Sassetti Trio
29 de Setembro de 2007 – 21.30h
Grande Auditório Culturgest – Lisboa
*****

Mais um grande concerto de jazz, desta feita com direito a ser imortalizado através de gravação pela TV2. Bernardo Sassetti é hoje indiscutivelmente um dos músicos mais originais e experimentalistas da nossa cena musical, a ponto de ele próprio questionar se aquilo que toca ainda pode considerar-se jazz… Mas também não se mostra muito preocupado com o rótulo, limita-se a fazer música com prazer e uma notável capacidade de inovar.
Sassetti desenvolveu inquestionavelmente uma linguagem musical própria, criativa, experimental e com uma impecável gestão dos silêncios, que na sua obra desempenham um protagonismo crescente. Este estilo Sassetti não podia ter encontrado melhores músicos para o seu desenvolvimento do que os dois que o acompanham neste trio (que comemora 10 anos – ou 12 ao que parece…).
Alexandre Frazão na bateria é talvez o melhor criativo que o jazz nacional dispõe presentemente naquele instrumento (apesar de brasileiro, está radicado e a tocar em Portugal há 20 anos), e sente-se como peixe na água nesta formação. Não há nada que ele não experimente para elevar as potencialidades expressivas da percussão, desde um número infindável de baquetas e escovas, dos mais variados materiais, que permitem explorar novas sonoridades nos instrumentos tradicionais, até um sem número de gadgets que espalha pela bateria e que usa ao sabor da inspiração do momento, passando pela sua nova “invenção” (já ouvida no concerto com o Trio de Mário Laginha), a insuflagem de ar no tambor por um tubo, alterando assim a sonoridade do mesmo ao longo da interpretação. É um constante desafio ouvir Alexandre Frazão, pois as suas capacidades criativas não param de crescer nem de surpreender de concerto para concerto.
Carlos Barretto é talvez o mais experiente e completo contrabaixista nacional, também ele profundamente criativo e sempre disponível para experimentar novas sonoridades e elevar as potencialidades expressivas do contrabaixo para além dos limites convencionais. Desde a amplificação e aplicação de efeitos (como ecos, sustains e outros) até ao uso do arco, passando pela exploração de acordes que quase fazem o contrabaixo soar como uma guitarra…
Foram ambos brilhantes e com momentos de sublime virtuosismo. Também eles protagonistas de pleno direito deste trio de Bernardo Sassetti.
Durante quase duas horas e meia fomos testemunhas deslumbradas de um universo musical novo e extraordinariamente criativo, que augura os maiores sucessos internacionais para este trio de músicos enormes, no talento e criatividade.

Sem comentários: