quinta-feira, 10 de abril de 2008

Julian Argüelles


Julian Argüelles & Mário Laginha Quinteto
23 de Novembro de 2007 – 23.00h
Hot Club – Lisboa
*****

O excelente saxofonista britânico deslocou-se a Lisboa para realizar três concertos no Hot Club, com o trio de Mário Laginha e ainda com André Fernandes na guitarra. A apresentação centrou-se sobretudo em composições do inglês, sendo igualmente interpretados alguns originais do pianista português.
Argüelles mostrou um domínio absoluto do instrumento, que interpreta com grande suavidade e expressão, para além da uma técnica invejável. Muito bem integrado com os músicos portugueses (e estes com o seu reportório, o que é no mínimo notável, face à fugacidade do encontro…) rubricou um concerto memorável, envolvente até ao final e com momentos de puro jazz, de entrega total dos músicos e do público. A prová-lo ficou o registo para a posteridade.
Os restantes músicos estiveram à altura dos seus pergaminhos. Mário Laginha, relegado desta vez para um papel menos protagonista, não deixou contudo de mostrar a sua classe nalguns solos muito conseguidos e onde a sua superior técnica imperou, particularmente nos seus originais. Alexandre Frazão, apesar de mais contido do que é habitual, não deixou de ter as suas geniais arrancadas na bateria, mostrando a sua enorme classe em cada tema, mesmo naqueles menos exigentes para o seu instrumento. Bernardo Moreira esteve igual a si mesmo, apesar de visivelmente cansado, mostrou a enorme segurança e talento que são seu apanágio, rubricando ainda alguns solos, um deles até com uma exuberância e ousadia pouco habituais para o seu estilo, habitualmente mais conservador. Finalmente André Fernandes foi o elemento mais experimental da noite. Usando intensivamente os pedais e efeitos especiais associados à guitarra, assinou solos de grande categoria e foi indiscutivelmente uma mais valia neste concerto, até pelo toque pessoal e original que introduziu na formação.
Em suma, mais uma grande noite de jazz no Hot Club, daquelas que poucos clubes no mundo conseguem proporcionar. Puro jamming, com intérpretes de primeiríssima linha…

Sem comentários: