terça-feira, 15 de abril de 2008

Destaque da Semana - John Scofield


Esta semana o destaque vai inteirinho para o concerto de John Scofield na Aula Magna.
Nascido em Dayton, Ohio, em 26 de Janeiro de 1951, Scofield é um enorme guitarrista e compositor que colaborou com lendas do jazz como Miles Davis, Joe Henderson, Herbie Hancock, Pat Metheny, Pat Martino, Mavis Staples, George Duke ou Jaco Pastorius, entre outros.
Formado pelo prestigiado Berklee College of Music, acabou por deixar a escola para gravar com Chet Baker e Gerry Mulligan. Gravou em 1976 com Charie Mingus e foi substituir Pat Metheny no quarteto de Gary Burton.
No Outono de 1976 assinou contrato com a Enja e gravou o seu primeiro disco como líder: John Scofield, lançado em 1977.
Em 1982 juntou-se a Miles Davis em cuja banda permaneceu três anos e meio, durante os quais gravou três discos com o mestre: Star People, You're under Arrest e Decoy. No início dos anos 90 formou o seu quarteto com Joe Lovano.
Já com a Blue Note, gravou nesse período ainda com Charlie Haden, Jack deJohnette, Bill Stewart, Bill Frisell e Joey Baron.
Em 1994 gravou com Pat Metheny, Bill Stewart e Steve Swallow o álbum I Can See Your House From Here.
Em 1997 iniciou o seu período funk com o disco A Go-Go, com o trio Medeski, Martin & Wood bem como uma colaboração com o compositor britânico Mark-Anthony Turnage, com quem gravaria Scorched para a Deutsche Grammophon.
Nos seus trabalhos mais recentes gravou Überjam em 2002 e Up All Night em 2004 e no mesmo ano um disco ao vivo no Blue Note, em Nova Iorque, com Steve Swallow e Bill Stewart.
Em 2005 gravou um álbum de homenagem a Ray Charles que originou uma série de concertos com Mavis Staples.
Já em 2006 gravou This Meets That para a Emarcy ainda com o seu trio composto por Swallow, no contrabaixo, e Stewart na bateria, ao qual adicionou uma secção de metais composta por Phil Grenadier (trompete e fluguelhorn), Tom Olin (saxofone tenor e flautas) e Frank Vacin (sax barítono e clarinete).
Exerce funções de professor adjunto no Departamento de Jazz da New York University's Steinhardt School of Education.
É pois uma lenda viva do jazz que vamos poder ouvir esta sexta feira em Lisboa, na Aula Magna, apresentando precisamente o seu último trabalho gravado para a Emarcy.
Um espectáculo a não perder.
Para abrir o apetite aqui fica o tema Green Tea, ao Vivo em 2004 no Blue Note, em Nova Iorque.

6ª Feira, 18 de Maio, às 21.00h na Aula Magna em Lisboa.

Green Tea ao vivo no Blue Note, NYC

Sem comentários: