quinta-feira, 10 de abril de 2008

Do Dat Thing


Harry Connick Jr.
Oh My Nola
Sony
Janeiro 2007
15/20

Um disco de tributo à sua cidade de New Orleans. O single All These People escrito por Harry Connick Jr. e interpretado em dueto com Kim Burrell, foi mesmo composto em homenagem às vitimas do Katrina e as suas receitas são encaminhadas para uma instituição de apoio aos músicos da cidade.
É pois uma obra profundamente inspirada na música tradicional de New Orleans e da Louisiana, desde o jazz do início do século XX, ao jeito de Louis Armstrong e do Cotton Club, até aos temas Bayou, reminiscências do folclore francófono da região, depois de “digerido” pelo jazz e blues que aqui nasceram, passando pelo R&B dos anos 50 e 60.
Harry Connick Jr. não é músico de grandes experiências. O seu estilo é tipicamente revivalista, sendo aliás um percursor do género quando, com a banda sonora de When Harry Met Sally, nos anos 80, reinventou o jazz revivalista que tantos intérpretes lançou depois disso e está hoje indiscutivelmente na moda.
Mas parece-me injusto reduzi-lo a essa faceta revivalista e comercial que ele sem dúvida assume, em interpretações que fazem lembrar Frank Sinatra ou Tony Bennett. Connick mostrou já ser um pianista de recursos e em trabalhos como este mostra igualmente vontade de se deslocar um pouco dessa imagem de ”menino” bem comportado do jazz norte-americano.
Este disco é uma obra bem produzida que revisita um património musical essencial do século XX e da cultura norte-americana. È certo que o faz de um modo conservador, mesmo convencional e sem espaço para grandes inovações, mas ainda assim fá-lo de forma competente e com autenticidade, com um excelente trabalho nos arranjos de metais, carregados de swing! Oiçam o tema Do Dat Thing e vejam se não tenho razão.
É certo que há ainda espaço para baladas revivalistas como Lazy Bones ou Someday, mas sempre servidas por arranjos de grande qualidade imbuídos do mais puro espírito jazz…
É por isso um trabalho meritório e que vale a pena ouvir, na melhor tradição do jazz norte-americano mais conservador.

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