quinta-feira, 10 de abril de 2008

Palavras e Dias


Enrico Rava Quintet
The Words And The Days
ECM
2007
16/20

Gravado em Dezembro de 2005, este disco conta com o líder, Enrico Rava, no trompete, Gianluca Petrella no trombone, Andrea Pozza no piano, Rosario Bonaccorsa no contrabaixo e Roberto Gatto na bateria.
Este trompetista italiano nascido em 1939 em Trieste, é sem dúvida um dos mais representativos músicos italianos, com uma longa carreira dedicada ao jazz, que o levou a inúmeras cooperações com grandes nomes do jazz norte-americano e europeu, como Gato Barbieri, Steve Lacy, Carla Bley ou Cecil Taylor, bem como a significativos trabalhos seus que vem gravando desde os anos 70, nomeadamente para a ECM, com músicos como John Abercrombie, Palle Danielsson, Jon Christensen, Dino Saluzzi ou Paul Motian.
Este The Words And The Days é um álbum de profunda colaboração de todos os músicos intervenientes (todos pelo menos 20 anos mais novos do que Rava…) em que Rava se distingue, mas sem vedetismo ou excesso de protagonismo. Há mesmo um tema em solo de contrabaixo, Sogni Proibiti, da autoria de Rosario Bonaccorsa.
O trabalho assenta sobretudo em originais do próprio Rava, e mostra-nos a sua grande sobriedade e maturidade musical, ora no desenvolvimento de temas ao estilo cool de Miles Davis, sempre com o seu toque pessoal, melódico e lírico, ora experimentando, em colaboração com os excelentes músicos que o acompanham, novas sonoridades com raiz no blues, no ragtime ou no jazz europeu contemporâneo.
Uma obra de grande versatilidade e que demonstra juventude por parte deste veterano do jazz italiano. De entre os vários temas que o compõem destaco as baladas blues (muito cool…) The Wind (da autoria de Russ Freeman e celebrizada por Chet Baker) e Todamor (do próprio Rava), ou ainda o delicioso Traps, de que é autor o baterista Roberto Gatto, de inspiração no ragtime dos anos 20.
Um excelente trabalho de Enrico Rava e dos seus pares.

Oiçam o tema Spleen por Enrico Rava & Richard Galliano.

Sem comentários: