quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pequeno-Almoço na Cama


Stacey Kent
Breakfast On The Morning Tram
Blue Note Records
Outubro 2007
16/20

Outra cantora de enorme consistência e regularidade qualitativa nos seus sucessivos trabalhos, que faz aqui a estreia pela prestigiada editora Blue Note. Um trabalho desenvolvido em estreita colaboração com o marido, o saxofonista inglês Jim Tomlinson, que assina quatro originais do disco (em parceria com Kazuo Ishiguro, autor das letras), e que marca também a estreia de originais do casal em trabalhos de Stacey Kent.
Alguns destes temas tive o privilégio de os ouvir no concerto de 30 de Maio de 2007 no CCB.
É um álbum intimista, com muitas baladas (em bossanova e blues, sobretudo), mas nem por isso excessivamente meloso… O grupo atingiu um patamar qualitativo que lhe permite trabalhar muito bem os temas, mesmo quando estes se revelam limitados melodicamente.
As canções mais conseguidas são Les Petits Riens, onde uma melodia algo kitsch (à Michel Legrand) é associada a um ritmo manouche (ao estilo Django Reinhard) e cantada em francês, com um solo em contrabaixo com arco, de onde resulta um tema muito original e apelativo. Também Samba Saravah, um velho tema de Vinicius de Morais, cantado igualmente em francês e em ritmo de bossanova, mas com uma alegria que supera a do original, tornando-o renovadamente cativante e contagiante. Ainda Landslide se mostrou apelativo pela originalidade de fusão do folk/country com o jazz, num tema muito belo e sedutor, até pela originalidade.
Mais um álbum de uma grande senhora do jazz actual, com uma voz suavíssima e apaixonante, com uma dicção invulgarmente bela e clara, e que tem o mérito de juntar mais alguns originais ao já riquíssimo portfolio dos jazz standards norte-americanos. Plenamente conseguido.

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