quarta-feira, 9 de abril de 2008

Nêga


Luciana Mello
Nêga
S de Samba
Julho 2007
15/20

Com 28 anos de idade tem já mais de 20 de carreira feitos na TV, no teatro e em musicais, mas também em discos (é já o quinto a solo que edita!).
Nasceu na música, filha do cantor Jair Rodrigues e irmã do cantor/compositor e produtor Jair Oliveira, e fez este álbum em parceria com o irmão, que além de o produzir, compôs (em parceria com Luciana) e interpretou na guitarra alguns dos seus temas. Como convidados participaram Gabriel o Pensador, no tema Na Veia da Nêga e o cantor Thalles, autor do tema, em Bem-me-quer.
É um trabalho de fusão do soul e do R&B da Motown (em versão séc XXI) com a música popular brasileira. Muito ritmado e apelativo, bem produzido e elaborado nos arranjos, foi feito para ser desfrutado nas discotecas desse mundo fora.
Para além do single Na Veia da Nêga, o tema mais tocado e apreciado do álbum, merecem igualmente destaque o samba Galha do Cajueiro do baiano Tião Motorista (1927-1996) que ela recuperou e actualizou com novos arranjos funk de Jair Oliveira e Bem-me-quer, uma balada R&B ao estilo Motown, interpretada em parceria com o autor Thalles.
É um disco simultaneamente popular e sofisticado no som e nos objectivos. Gera empatias quase instantâneas pelo que parece inevitavelmente talhado para o sucesso, mas resiste bem a uma audição mais atenta, na qual nos apercebemos das muitas influências que contribuíram para a sua elaboração, norte-americanas e brasileiras. Para além do soul, do R&B e da MPB, referências óbvias, por vezes parecem notar-se ainda ligeiras influências de house ao jeito de Jamiroquai e de acid jazz na guitarra, evocando obras de John Scofield e do trio Medeski, Martin & Wood.
Um verdadeiro cocktail de sons que fazem deste álbum um trabalho bem conseguido e vocacionado para ser tocado muitas e muitas vezes...

Sem comentários: