domingo, 28 de junho de 2009

X Edição do Funchal Jazz



Funchal Jazz
2, 3 e 4 de Junho de 2009, 21.30h
Parque de Santa Catarina, Funchal

Numa iniciativa da Câmara Municipal do Funchal e com direcção artística do pianista André Sarbib, vai decorrer nos próximos dias 2, 3 e 4 de Julho a décima edição do Funchal Jazz.
Mantendo a qualidade e a visibilidade que já lhe asseguraram um lugar cimeiro no cartaz dos festivais de Jazz, o Funchal Jazz deixa os Jardins da Quinta Magnólia e instala-se no Parque de Santa Catarina, um local de rara beleza, localizado em pleno centro histórico de onde se podem desfrutar belíssimas vistas sobre a Baía do Funchal.
Com um cenário diferente mas mantendo a tradição, a inauguração do Festival a 2 de Julho, fica, mais uma vez, a cargo dum nome da música nacional: VÂNIA FERNANDES, cantora de origem madeirense que começa agora a despontar na cena musical portuguesa como uma promessa do Jazz.
Logo de seguida subirá ao palco o acordeonista francês que revolucionou a história do acordeão e inspirou o surgimento de toda uma geração de acordeonistas internacionais: RICHARD GALLIANO TANGARIA QUARTET vão surpreender o público com a sua originalidade e talento.
No dia 3 de Julho será tempo de assistir à prestação de RON CARTER, um dos mais admirados e respeitados contrabaixistas da actualidade, reputação que conquistou com o estilo elegante e rigoroso e a virtuosidade sem par que todos lhe reconhecem.
GUIDA DE PALMA & JAZZINHO são a formação que se segue. Projecto sedeado em Londres, caracterizado por um estilo de fusão definido pelo refinamento do som e pela sofisticação dos arranjos.
Benny Golson e Cedar Walton são dois grandes mestres do Jazz. Poucos serão os músicos deste género musical capazes de subir a um palco e preencher um concerto exclusivamente com temas de sua autoria, vendo o público reconhecer cada um deles. Na primeira parte da noite de encerramento do Funchal Jazz Festival (4 de Julho), vamos ter a oportunidade de escutar esses standards mundialmente reconhecidos interpretados pelos seus criadores originais, com o BENNY GOLSON / CEDAR WALTON QUINTET.
Para terminar em festa, propomos o estilo único de ALEJANDRO LUZARDO Y LA CANDOMBERA, um grupo que vai muito além da simples mistura de sons, evitando os lugares comuns, imprimindo grande criatividade às suas composições e conferindo a maior relevância à improvisação.
Como sempre, depois dos concertos no palco principal a animação transfere-se para “O’ Briens Irish Pub”, do CS Madeira Atlantic.
A não perder será também a Feira do Disco Jazz & Blues que, como sempre, apresentará não só os discos dos artistas participantes mas também uma extensa colecção de trabalhos dos grandes mestres do Jazz e do Blues, a par com as edições mais recentes.
O esforço que temos vindo a fazer, ao longo destes anos, no sentido de captar novos públicos, atrair os mais jovens e divulgar o evento não só em Portugal, mas também no estrangeiro, através das revistas da especialidade, tem sido recompensado, com o carinho e entusiasmo com que a população madeirense acolhe o seu festival de Jazz e com uma afluência cada ano mais representativa.
Por isso, para esta décima edição escolhemos nomes maiores do Jazz, tentando abranger diversos estilos e contamos com o envolvimento de todos para que o Funchal Jazz Festival continue a ser um factor importante no engrandecimento da vida cultural da Região e na afirmação do Funchal como capital cultural da Madeira.

Richard Galliano - Libertango


Benny Golson - Killer Joe

Sem comentários: