terça-feira, 23 de junho de 2009

João Paulo a Solo no CCB



Centro Cultural de Belém (Lisboa)
QUI.25.JUN| 22:00
JOÃO PAULO SOLO

CAFETARIA QUADRANTE
ENTRADA LIVRE


Nasceu em Lisboa em 1961. Filho de mãe pianista, começou muito cedo os seus estudos musicais, na Academia de Santa Cecília, iniciando-se rapidamente no piano. Posteriormente, ingressou no Conservatório Nacional, onde, em 1984, obteve o diploma do Curso Superior de Piano com a classificação máxima.
Com uma bolsa de estudo da Secretaria de Estado da Cultura, muda-se imediatamente para Paris. Aí, durante três anos, aprofunda os seus estudos no Conservatório de Rueil-Malmaison e obtém sucessivamente as mais altas distinções – Médaille d' Or, Prix Jacques Dupont, Prix d' Excellence e Prix de Perfectionement. Na área da música popular, participa como pianista acompanhante em numerosos discos de artistas nacionais. Destaca-se a sua colaboração com Fausto (Por este rio acima), José Mário Branco (Ser solidário), Vitorino (Eu que me comovo por tudo e por nada), Filipa Pais (L'Amar) e Sérgio Godinho. Foi com este último que desenvolveu um trabalho mais intenso: acompanhou-o em espectáculos e colaborou, primeiramente como músico (1981), no disco Canto da boca, sendo mais tarde o arranjador e director musical dos álbuns Coincidências e Tinta permanente.
Com Jorge Reis, Mário Franco e José Salgueiro grava Serra sem fim, o primeiro disco em seu nome. Presentemente, as suas “working bands” são NASCER (com Ricardo Dias e Peter Epstein), que se dedica à música tradicional portuguesa e sefardita, o trio As Sete Ilhas de Lisboa, música improvisada com Paulo Curado e Bruno Pedroso e o trio COR com Cláudio Puntin e Samuel Rohrer. Toca também regularmente em duo com o contrabaixista Carlos Bica. Para além disto, continua o seu trabalho a solo, os CD Roda e Memórias de Quem são os excelentes exemplos da melhor maneira de lhe ouvir toda a sua magia, a solo.

JOÃO PAULO piano

João Paulo & Ana Brandão - Mon Coeur S'Ouvre a Ta Voix

Sem comentários: