segunda-feira, 29 de junho de 2009

Uma Grande Festa



VII Festa do Jazz do São Luiz
26, 27 e 28 de Junho d 2009

A tribo do jazz reuniu-se para mais uma Festa do Jazz, desta feita fora de época devido às obras no palco do São Luiz, e num péssimo timing, atendendo à realização simultânea do Estoril Jazz.
Ainda assim a participação foi notável, obrigando a maioria dos jazzómanos nacionais a desenvolverem esforços hercúleos para se desdobrarem entre o Estoril e o São Luiz.
Mas dos concertos de Domingo já falaremos mais adiante.
Um dos eventos que faz desta iniciativa uma verdadeira festa é sem dúvida o concurso de combos das escolas de jazz. E nesta sétima edição concorreram nada menos do que 14 escolas, um número recorde! A saber o Conservatório Nacional, a Academia de Amadores de Música de Lisboa, Escola de Música Valentim de Carvalho do Porto, a Escola de Jazz do Barreiro, Escola de Jazz Luiz Villas-Boas / Hot Clube de Portugal de Lisboa, a Escola de Música de Aveiro, o Conservatório Escola das Artes da Madeira no Funchal, a Escola de Jazz do Porto, a Escola das Artes de Sines, a Jazz Class Damsom de Setúbal, a Escola JB Jazz de Lisboa, a Universidade de Évora, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto.
Um número impressionante a que se junta a sua distribuição uniforme por quase todo o país (só o interior permanece mal representado com apenas uma escola).
Segundo a opinião expressa pela organização, e aqui ficam os meus parabéns ao Carlos Martins, Luís Hilário e Jorge Salavisa, a qualidade das apresentações foi notável, sentindo-se uma enorme evolução no ensino e na aprendizagem do jazz desde as primeiras edições da Festa, o que claramente demonstra que o jazz tem futuro em Portugal!
Na afirmação bombástica do professor vencedor, Michael Lauren, o objectivo é fazer de Portugal a referência internacional do jazz!
Não sei se alguma vez lá chegaremos, mas que estamos no bom caminho não parecem restar dúvidas.
Coube ao júri composto por Rui Neves, Tomás Pimentel e Jerónimo Belo, a difícil tarefa de escolher os melhores intérpretes entre as centenas de jovens músicos que desfilaram durante dois dias pelo palco do Jardim de Inverno do São Luiz.
Este ano, pela primeira vez, dividiram-se os prémios em duas categorias: para as escolas superiores (que já são três) e para as restantes escolas.
Entre as escolas superiores o prémio do melhor combo pertenceu à ESMAE do Porto, liderada pelo professor Michael Lauren, enquanto os melhores instrumentistas foram o saxofonista espanhol Fernando Bouzón da ESMAE e o trombonista Luís Cunha da ESML.
Já entre as escolas de música foi escolhido o combo da Escola de Jazz Luiz Villas Boas/Hot Club de Portugal, liderado pelos professores João Moreira e Bruno Santos, e o melhor instrumentista foi o contrabaixista Francisco Brito, também da escola do HCP. Foram ainda atribuidas menções honrosas ao combo da Escola de Musica Valentim de Carvalho, no Porto, liderado pelo professor Joõ Pedro Brandão, e aos instrumentistas João Barradas (acordeão) da Escola JBJazz de Lisboa, Diogo Diniz (contrabaixo) e Nuno Oliveira (bateria) ambos da Escola de Jazz do Porto.
Os meus sinceros parabéns a todos os vencedores.

Sem comentários: