domingo, 14 de junho de 2009

Tocar de Ouvido



Tocar de Ouvido
De 18 a 20 de Junho, integrado na Feira de São João, o Tocar de Ouvido - Festival Internacional de Música de Évora, recebe grandes nomes das Músicas do Mundo, com os concertos na Arena d'Évora e oficinas, colóquios, exposições e documentários em vários pontos da cidade.
No dia 18, Dazkarieh e Sara Tavares inauguram o cartaz; no dia 19, é a vez de A Barca (Brasil) seguida de Rabih Abou Khalil e Ricardo Ribeiro (Líbano / Portugal).
O dia 20 termina em grande festa com as Leilia (Galiza) e Kepa Junkera (País Basco).

Os Concertos e as Oficinas
O objectivo da edição de 2009 do "Tocar de Ouvido" é aliar a qualidade das bandas à oferta das oficinas, de modo a dar à música tradicional uma visibilidade há muito merecida. A juntar aos concertos nocturnos, durante o dia aprende-se a tocar e a conhecer melhor os instrumentos e as músicas, através de oficinas de aprendizagem, onde o importante é fazer - para além de ouvir: todos os inscritos nas oficinas poderão aprender a tocar concertina com o basco Kepa Junkera; Rabeca, Violão ou Percussões com os músicos da Barca (Brasil), Gaita-de-foles com Joaquim Roque; Pandeireta e Canto com as galegas Leilia ou a experimentar novas formas de fazer música com o Miixer.
As oficinas consistem num encontro onde os tocadores mais velhos e experientes, excelentes conhecedores dos velhos repertórios e práticas musicais, transmitem o seu saber a uma geração de novos músicos, para aprenderem a música que raramente têm a oportunidade de conhecer de perto. Seja porque os mestres tocadores estão longe, numa aldeia no interior do país ou porque estão do outro lado do mundo.

Colóquios, Documentários e Exposições
E porque o saber não ocupa lugar, os dias serão também pontuados com conversas informais, colóquios e projecção de documentários sobre as músicas de raíz: no dia 18, "Joaquim Roque - a Vida de um Gaiteiro"; no dia 19, "Tradições do Futuro", com Victor Fernandes e O Mistério das Vozes Vulgares e no dia 20, "A Barca: reachamento do Brasil". Durante todo o festival estará patente a exposição "Homem, Terra, Música e Cordas", de Lia Marchi e Zig Coch, sobre a música tradicional do Brasil e que inclui a projecção dos últimos documentários desta autora.

O Tocar de Ouvido é organizado em parceria pela Associação Pédexumbo, d'Orfeu Associação Cultural e Associação Gaita-de-foles e tem o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Fado Libanês
O conceituado oudista libanês Rabih Abou-Khalil uniu-se ao fadista português Ricardo Ribeiro e daí resultou um disco de música do médio oriente cantado em português. Um projecto de regresso ao Al Andaluz de que fazem igualmente parte Michel Godard, Luciano Biondini e o percussionista norte-americano Jarrod Cagwin.



Rabih Abou-Khalil e Ricardo Ribeiro


Trikitixa
Kepa Junkera nasceu em Bilbao no ano de 1965 e tornou-se uma dos mais reputados músicos e compositores bascos, mestre da trikitixa, um acordeão diatónico com o qual já gravou 13 álbuns, um deles com o mestre português do cavaquinho, Júlio Pereira.



Kepa Junkera

Sem comentários: