domingo, 21 de junho de 2009

Estoril Jazz Começa Esta Semana



26, 27 e 28 de Junho
Centro de Congressos do Estoril


É já na próxima sexta feira que começará a edição 2009 do Estoril Jazz, desta feita com os concertos a decorrerem num recinto fechado, o Centro de Congressos do Estoril.
No dia 25 de Junho, pelas 21.30h, subirá ao palco o Quinteto de James Carter, composto por este nos saxofones alto, tenor e barítono, por Corey Wilkes no trompete, Gerard Gibbs no piano, Leonard King na bateria e Ralphe Armstrong no contrabaixo.
Apesar de jovem, James Carter é um dos mais fantásticos saxofonistas da actualidade, como o comprova o video seguinte, elaborado a partir de um tema original de Django Reinhardt incluído no álbum que o saxofonista editou em 2008, pela Emarcy, denominado Present Tense, e em que foi acompanhado por Dwight Adams no trompete, D.D. Jackson no piano, James Genus no contrabaixo e Victor Lewis na bateria.



No sábado subirão ao palco do CCE, às 15.00h, o projecto Jazz em Miúdos, que conta com as vozes de Anaísa Melo, Laura Neves, Luísa Gomes, Margarida Gomes, Nádia Meireles e Sofia Marques, e ainda com os músicos Hugo Raro (piano), Rodrigo Monteiro (contrabaixo) e António Torres Pinto (bateria), seguido do trio do pianista norte-americano Jon Mayer, composto por Darryl Hall, no contrabaixo e Steve Pi na bateria.
À noite, pelas 21.30h, actuará a cantora Roseanna Vitro, acompanhada por Kenny Werner no piano,Robert Bowen no contrabaixo e Tim Horner na bateria.

Já o próximo Domingo será monopolizado pelo pinista Chick Corea, com dois concertos agendados, às 21.00h e às 22.30h. Corea é um dos mais originais e criativos pianistas que o jazz norte-americano conheceu nas últimas décadas, a par de nomes como Herbie Hancock ou Keith Jarrett. Vai apresentar-se a solo, o que melhor permitirá avaliar as suas capacidades verdadeiramente invulgares.
A ilustrá-lo aqui fica um video elaborado a partir da sua versão de Waltz for Debby, de Bill Evans, ao lado do vibrafonista Gary Burton.



E não se esqueçam, para a semana há mais...

2 comentários:

Inês Dias disse...

Bom dia. Um pequeno reparo, os concertos do Chick Corea serão às 19h00 e às 21h30. Cumprimentos.

Ricardo Ramalho disse...

Cara Inês,
Fez bem em observar, porque fiquei na dúvida...
Vários sites mencionam o horário das 19h e 21.30h. Mas a Projazz, organizadora do festival, anuncia no seu site e no programa o horário que mencionei!
Na dúvida optei pela Projazz, mas aconselho prévio esclarecimento.
Abraço e obrigado pela observação.