sexta-feira, 26 de junho de 2009

What Is This Thing Called Love?



David Ferreira
25 de Junho de 2009, 21.30h
Centro Cultural Olga Cadaval – Sintra
Auditório Acácio Barreiros
****

David Ferreira lançou o seu primeiro disco este ano, denominado “This Can’t Be Love” e editado pela Música das Esferas. Foi aluno de Joana Rios na escola do Hot Club de Portugal, mas não é de todo um novato nestas andanças musicais.
Na verdade a sua formação principal é o teatro. Também por isso assistir a um concerto seu é, antes de mais, constatar que David Ferreira é essencialmente um animal de palco. O palco é o seu habitat natural.
Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema e participou em projectos dos Artistas Unidos e do Teatro da Trindade antes de ingressar na equipa de Filipe La Féria, para o musical Amália, com quem se manteve até 2005.
Paralelamente canta em dobragens de séries infantis, como Pokémon, Rua Sésamo ou o Carteiro Paulo, antes de ingressar em 2007 na escola do Hot e se dedicar à aprendizagem do canto jazz sob orientação de Joana Rios.
E se David possui uma voz irrepreensível, rubricando algumas das mais conseguidas interpretações de jazz standards gravadas em Portugal, não deixa por isso de transparecer, quer das suas interpretações, quer sobretudo da sua presença em palco, um sentido cénico e teatral que remete invariavelmente para o musical da Broadway (ou se preferirem do Teatro Politeama, a sua versão nacional).
Mas se as referências interpretativas evocam de imediato Nuno Feist e os musicais de La Féria, já os arranjos e a presença experiente em palco do pianista Filipe Raposo e do baterista Carlos Miguel, a que se junta o contrabaixo do jovem António Quintino, enriquecem sobremaneira as apresentações com um apelativo toque de swing e de improvisação jazzística, que dão à musica de David Ferreira um aspecto único no panorama do jazz nacional. Afinal de contas são muito poucas as vozes masculinas do jazz em Portugal.
O universo musical de David Ferreira é revivalista, evocativo dos reis do swing como Ella Fitzgerald ou Frank Sinatra e dos compositores de Hollywood, com Cole Porter à cabeça. Não esperem portanto dele grandes arrojos de experimentalismo.
Mas no seu estilo teatral, por vezes mesmo maneirista, David Ferreira possui indiscutivelmente uma das mais promissoras vozes da sua geração. O que ficou claramente demonstrado nesta apresentação na vila património mundial da UNESCO.

David Ferreira - This Can't Be Love

Sem comentários: