segunda-feira, 29 de junho de 2009

U. N. Derpressure



Pedro Madaleno U.N.Derpressure
28 de Junho de 2009, 17.00h
Estúdio Mário Viegas (Lisboa)
VII Festa do Jazz do São Luiz
****

O projecto U.N.Derpressure liderado pelo guitarrista Pedro Madaleno tem já 10 anos de idade, durante os quais originou um único disco editado em 2004 pela TOAP, com Lukas Froehlich no trompete, Miguel Amado no baixo eléctrico e Vicki na bateria.
Este concerto serviu para apresentar o novo repertório do quarteto, que irá originar em breve um novo registo discográfico.
Pedro Madaleno estudou na escola do HCP e no Conservatório Nacional mas também passou 5 anos em escolas norte-americanas, a Berklee School of Music de Boston e a New School of Social Research de Nova Iorque, onde foi aluno de Lee Konitz, Jim Hall e Karl Berger, tendo igualmente frequentado workshops com John Abercrombie e John Scofield, entre outros.
Exerce presentemente funções de docente na escola Luis Villas Boas do Hot Club de Portugal e na escola JB Jazz de Lisboa.
Não é usual assistirmos à partilha de funções solistas entre a guitarra eléctrica e o trompete (e foram logo dois os ensembles com esta formação que actuaram nesta Festa do jazz), tanto mais quanto o som cultivado por Pedro Madaleno é frequentemente “sujo”, fortemente eléctrico num estilo mais próximo do rock (à maneira de John Scofield), ao contrário da estética semi-acústica que frequentemente domina a cena jazzística nacional, no que aos guitarristas respeita.
Esta opção eléctrica é complementada pelo uso do baixo eléctrico entregue a Miguel Amado, desde a primeira hora do projecto. No lugar do alemão Lukas Froehlich surgiu agora João Moreira que, pese embora menos vocacionado para os sons funk, não deixa de ser um adepto incondicional dos samplers aplicados ao seu instrumento (com participações regulares na banda experimental de Carlos Barretto, Lokomotiv). E também o percussionista Vicki se viu substituído à última hora pelo sempre espectacular José Salgueiro.
A associação do universo eléctrico das cordas com o trompete “trabalhado” de João Moreira originou uma estética quase impressionista, que apenas estruturalmente se manteve fiel ao estilo mainstream. Se a banda optasse por um repertório mais étnico, dir-se-ia inspirada pelos projectos recentes do francês Erik Truffaz.
Ao invés aposta em originais do guitarrista, fiéis ao cânone hard bop norte-americano, pelo que a sonoridade do projecto acaba por remeter mais para ambientes de fusão ao estilo jazz-rock do que propriamente para a etnic fusion contemporânea.
Tecnicamente Madaleno esteve irrepreensível e muito bem secundado, com destaque para a presença surpresa de Salgueiro na bateria o qual, apesar de menos entrosado com o repertório, não deixou os seus enorme créditos por mãos alheias, rubricando uma exibição notável.
O jovem Moreira cultivou o seu estilo electro cool de forma competente, contida mas muito bem coordenada com a liderança do guitarrista, exemplarmente pontuada pelo baixo eléctrico de Amado.
Um projecto muito interessante e com tudo no sítio, mas que, na minha opinião, ganharia outro fôlego com uma maior irreverência nos arranjos, um pouco académicos estruturalmente, contrastando com o maior arrojo do som cultivado pelo quarteto.
Ficamos à espera do disco.

Pedro Madaleno & Underpressure - The Seventh Wave

Sem comentários: