sexta-feira, 2 de maio de 2008

Energia Vital


Steve Smith & Vital Information
Vitalization
Hudson Music 2007
14/20

Grupo fundado em 1983, ainda no tempo em que Steve Smith calcorreava o mundo com os Journey, este Vital Information é indiscutivelmente uma instituição do jazz eléctrico de fusão. É certo que, passado o deslumbramento oitentista pelo plug, que declinou acentuadamente durante a década passada em detrimento do retorno às raízes acústicas do jazz (e não só), este som funky protagonizado pelo projecto de Steve Smith ganhou um certo estigma retro, que afasta alguns melómanos avisados (onde muitas vezes me incluo).
Porém apesar da abordagem algo apriorística, tenho forçosamente de dar a mão à palmatória… Não só a revolução digital fez muito bem ao funk, como este não é razão suficiente para esconder talento, quando ele existe, como é indiscutivelmente o caso.
Desde logo porque este Vitalization não é só funk. É antes um enorme cocktail de influências e estilos que, pese embora o predomínio da fusão, pisca ocasionalmente o olho a outras abordagens musicais tais como o blues (o tema Jimmy Five, de homenagem a Jimmy Smith é um dos pontos mais altos do disco), o free jazz (You Know What I Mean, The Bottom Line), o world jazz (Positano, uma belíssima incursão pelo lirismo italiano, tonal mas lindíssima), o acid jazz (J Ben Jazz) e até o Hip Hop (em Interwoven Rhythms Dialogue, que, juntamente com a primeira versão do mesmo tema, constituem, na minha modesta opinião, o ponto mais discutível deste trabalho…).
Estamos portanto perante uma viagem transversal pelos muitos trilhos possíveis para o jazz de fusão actual, na sua maioria muito bem conseguida e desenvolvida pelo grupo. Desde logo pelo extraordinário trabalho de Steve Smith na bateria, que comanda esclarecidamente as hostes, bem secundado por Baron Browne no baixo eléctrico. Mas também Vinny Valentino na guitarra (que faz a sua estreia no grupo) protagoniza momentos de grande qualidade, alternando o som jazz, funk, rock e semi-acústico do seu instrumento de forma enriquecedora para este melting pot musical que são os Vital Information. Tom Coster nos teclados rubrica solos memoráveis (Get Serious, The Trouble With, Jimmy Five) contribuindo igualmente, nalguns temas, para amenizar o ambiente funky pela adição de uma sonoridade mais típica do R&B. Bill Evans, no sax, embora a meu ver num plano não tão marcante, assina igualmente alguns solos notáveis (The Trouble With, The Bottom Line, You Know What I Mean).
Em suma um disco não fundamentalista e tão primorosamente executado que mesmo aqueles, como eu, que desconfiam deste jazz eléctrico e de fusão, são obrigados a render-se à evidência qualitativa demonstrada por estes excelentes músicos.
Ainda por cima pode ouvir-se bem alto e a puxar para um pezinho de dança…

Oiça e veja os Vital Information no tema Side Way Blues.

Sem comentários: