domingo, 11 de maio de 2008

Bobby McFerrin em Portugal


Nascido em Inglaterra em 1950, mas criado em Nova Iorque, filho do barítono Robert McFerrin (o primeiro negro a fazer parte da New York's Metropolitan Opera e a voz de Sidney Poitier na adaptação cinematográfica de Porgy & Bess), Bobby McFerrin é dono de uma poderosa voz (com quatro oitavas) e uma invejável, ainda que pouco ortodoxa, técnica vocal.
As suas capacidades vão das rápidas mudanças entre a voz normal e o falseto, que usa para criar efeitos polifónicos, ao uso da percussão vocal (com recurso também ao peito) até ao cantar harmónico com uso da ressonância toráxica, ao jeito dos monges tibetanos (pelo qual produz vocalmente verdadeiros acordes de duas ou três notas).
As suas colaborações incluem nomes como Yo-Yo Ma, Herbie Hancock, Chick Corea, Joe Zawinul, Tony Williams, John Hendricks ou Cheryl Bentyne. Paralelamente ocupa o lugar de “creative chair of Saint Paul’s Orchestra” que o tem levado a dirigir orquestras regularmente nos Estados Unidos e Canadá, incluindo a San Francisco Symphony, New York Philharmonic, Chicago Symphony, Cleveland Orchestra, Philadelphia Orchestra, Los Angeles Philharmonic e a London Philharmonic, entre outras, por vezes combinando as suas improvisações vocais com a direcção de orquestra… Ficou famosa a sua direcção da Abertura de William Tell totalmente “a capella”, com os músicos da orquestra a prescindirem dos respectivos instrumentos e a interpretarem vocalmente as respectivas pautas.
A sua voz invejável já lhe valeu a atribuição de oito Grammys, um deles em 1988, pelo seu enorme êxito, Don’t Worry, be Happy, tema emblemático que ainda hoje constitui o cartão de visita deste extraordinário vocalista.
O futuro da veia musical familiar parece estar já assegurada pois o seu filho, Taylor McFerrin, assumiu já uma carreira como cantor nos EUA, no grupo Yohimbe Brothers.
Um artista invulgar e multifacetado para ouvir no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, dia 12 às 21.30h e no dia seguinte às 22.00h a Casa da Música, no Porto.

Sem comentários: