quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sonhos Galegos



Lucía Martínez Quarteto “Soños e Delirios”
29 de Junho de 2009, 00.00h
Jardim de Inverno São Luiz (Lisboa)
VII Festa do Jazz do São Luiz
***,5

A fechar a Festa do Jazz houve ainda tempo para assistir à apresentação do quarteto da jovem baterista galega Lucía Martinez.
Nascida em Vigo, em 1982, começou a estudar percussão aos 9 anos de idade, com Marcos Valcárcel, antes de iniciar os seus estudos clássicos na Real Filarmonía de Galicia. Licenciada em percussão clássica pelo Conservatorio Superior de Música de Vigo (2006) passou também pela Guildhall School of Music de Londres (1998). Através do programa Erasmus frequentou o Instituto Politécnico de Helsinki-Stadia,na Finlândia, licenciando-se ainda, em 2007, pela Escola de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto.
Entre as suas muitas colaborações destacam-se os nomes de Maria João, Perico Sambeat, Carlos Bica, Jason Lindner, Allan Ferber, OJM (Orquestra de Jazz de Matosinhos), Laszlo Süle, Orquesta ImaxinaSons (Orquestra de Jazz de Vigo), Real Filarmonía de Galicia, Uxía Senlle, Mercedes Peón, Rodrigo Romaní e Xavier Díaz.
O seu quarteto é composto pelos ex-colegas da ESMAE e, actualmente, docentes em várias escolas de jazz do norte do país, João Pedro Brandão no saxofone e flauta, Pedro Neves no piano e melódica e Carl Minnemann no contrabaixo.
O primeiro disco deste quarteto foi lançado recentemente pela editora galega Karonte e chama-se SOÑOS E DELIRIOS.
A música de Luci Martínez é sobretudo influenciada pelo folclore galego, pelo flamenco e música mediterrânica, a que junta a sua sólida formação clássica e jazzística. O resultado é um som personalizado e atraente, construído de múltiplas e complexas referências, claramente liderado pela bateria.
Tecnicamente exemplar, Martínez possui uma batida forte e bem ritmada, não hesitando mesmo em recorrer à tecnologia digital na busca de novas sonoridades para o seu instrumento.
As suas composições são fiéis às melodias tradicionais que as informam, desenvolvendo-se estruturalmente na melhor tradição jazzística, com destaque para o bom trabalho de João Pedro Brandão, no saxofone, e também para o piano de Pedro Neves.
Não se trata obviamente de um projecto de ruptura, mas antes de um jazz de fusão que, preservando uma estrutura clássica, alia a criatividades dos músicos ao património sonoro mediterrânico e galego em particular.
Uma boa surpresa.

Quarteto Lucía Martinez (ESMAE 2006)

Sem comentários: