sábado, 25 de julho de 2009

Relembrando o Holly Cole Trio


Serve o presente apenas para lembrar uma das minhas cantoras favoritas e que anda ultimamente um pouco esquecida dos circuitos internacionais de concertos e festivais: a canadiana Holly Cole.
Nascida em 1963, em Halifax, na Nova Escócia, Cole foi viver para Toronto, em 1983, em busca de uma carreira musical. Foi aí que encontrou o contrabaixista David Piltch e o pianista Aaron Davis, fundando o seu trio de jazz. O primeiro disco surgiria em 1989 (Christmas Blues) e o primeiro álbum um ano depois (Girl Talk). Os anos 90 foram o período áureo do trio, gravando Blame It On My Youth em 1992, Don’t Smoke in Bed (1993) e Temptation (1995), este um disco de homenagem a Tom Waits. Todos eles foram discos de ouro e platina no Canadá. Seguiu-se a gravação ao vivo “It Happened One Night”, de um concerto no St. Denis Theatre em Montreal (1996). Os projectos seguintes perderam um pouco do fulgor inicial, com uma progressiva aproximação à estética pop, mas ainda assim garantiram a obtenção de discos de ouro no Canadá, Dark Dear Heart (1997) e Romantically Helpless (2000). Pelo meio foi ainda editada em 1998, uma colectânea dos maiores sucessos do trio, Treasure (1989-1993).
A entrada no novo século trouxe o declínio do projecto protagonizado por Holly Cole, quer nas vendas quer na pujança criativa do trio, que entretanto deixara de o ser. Baby, It’s Cold Outside (2001) é um álbum de Natal que foi precedido por mais um best of The Best of Holly Cole (2000). Shade, editado em 2003, mostra já uma Holly Cole em busca de um novo estilo, extinto que estava o seu saudoso trio. O insucesso do projecto levou-a a uma ausência dos estúdios que duraria até 2007, data em que edita um álbum homónimo, também ele uma sombra da criatividade do trio dos anos 90.
Entretanto foi editada mais uma colectânea dos velhos sucessos dos anos 90, Holy Cole Collection Vol.I (2004).
Para todos aqueles, como eu, que sentem saudades dos belos temas do Holly Cole Trio, aqui fica uma colectânea dos seus maiores sucessos.

I Can See Clearly Now


Calling You


Make It Go Away


Espectáculo “It happened one night”, a 28 de Junho de 1995, no St. Denis Theatre em Montreal, Quebec, Canada

Cry (If You Want To)


Train Song


Little Boy Blue


Live at Blue Note

Get Out of Town


Larger Than Life