sábado, 18 de julho de 2009

ESTA


ESTA
17 de Julho de 2009, 22.00h
Fábrica da Pólvora de Barcarena (Oeiras)
***,5

Nascido em 1979, o grupo ESTA é já um histórico da música popular de Israel. Inspirado pela música tradicional dos “pais” do Estado hebraico, vindos da Bulgária, do Iraque, da Síria, da Turquia, o grupo adiciona-lhe uma enorme criatividade no uso dos instrumentos tradicionais do médio oriente e de outros criados pelos seus elementos, como o zurnaphone, a bometa, a suz guitar, a darbuka falante e o bandutar, não rejeitando um frequente piscar de olhos aos géneros modernos como o pop ou mesmo o jazz.
Para tal serve-se das inegáveis qualidades dos seus instrumentistas, com especial destaque para o percussionista Shlomo Deshet e para Amir Gwirtzman, um saxofonista e flautista de enormes recursos que muda de instrumentos em palco como quem troca de camisa: zorna, ney, duduk, gaita de foles, são alguns dos muitos instrumentos com que enriquece o som desta original formação israelita.
Uma banda que tem corrido o mundo divulgando a música tradicional do seu país, num périplo que já incluiu a Casa Branca, no tempo de Bill Clinton, o festival WOMAD de Peter Gabriel, o Dranouter Folkfestival na Bélgica, a Radio France em Paris, o Red Sea Jazz Festival em Israel, o New Music Seminar em Nova Iorque ou o Festival L'Art De La Paix na Bélgica. Grandes nomes da música popular de todo o mundo já tocaram com eles, como a canadiana Suzanne Vega, a israelita Noa, os irlandeses The Chieftains e Sinead O'Connor, o indiano Lakshminarayanan Shankar ou o franco-argelino Cheb Mami.
Uma estreia em Portugal através de uma mini digressão no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, com passagens pela Praia da Manta Rota em Vila Real de Santo António, pela Fábrica da Pólvora de Barcarena e pela Feira de Odemira.
Um grupo liderado pela bela voz de Yarona Harel e que vale a pena conhecer.
Fiquem com um dos mais conseguidos temas desta banda israelita, denominado "Turkish Western", acompanhado de magníficas fotos de Marrocos, da autoria do fotográfo francês Claude Renault (podem ver o seu trabalho em http://www.pbase.com/clodreno).

ESTA - Turkish Western


ESTA

Sem comentários: