domingo, 5 de julho de 2009

35º FIMA



Festival Internacional de Música de Espinho
3 a 30 de Julho
Auditório de Espinho e Academia (Espinho)

Considerado um dos mais antigos festivais de música do país, o FIME continua a privilegiar a música erudita, propondo oito concertos no seu palco principal, o Auditório de Espinho, e três na Nave Polivalente da cidade, adequada a espectáculos de maior afluência.
Alexandre Santos, director-executivo da 35ª edição do festival, adiantou que os três concertos na Nave de Espinho são dedicados ao jazz e à música vocal, demonstrando por isso que o evento se dirige "a todos os tipos de público".

Vou naturalmente destacar os concertos de jazz:



Richard Galliano Quarteto

Richard Galliano acordeão
Gonzalo Rubalcaba piano
Richard Bona baixo
Clarence Penn bateria

9 de Julho, Quinta-feira | Auditório de Espinho
22:00

Bilhete único: 7 euros
Richard Galliano inspirou uma nova geração de acordeonistas com a sua mistura pessoal de raízes italianas, mediterrâneas, jazz, canção francesa e música clássica (de Couperin a Debussy e Ravel). Da sua extensa lista de colaborações encontram-se nomes como Charles Aznavour e Juliette Gréco, dos seus louvores o convite de Astor Piazzolla em 1983 para tocar como solista na banda-sonora para a obra de William Shakespeare Sonho de uma noite de Verão. Em Julho apresenta-se em alguns dos mais importantes festivais de jazz da Europa e também em Espinho com alguns dos nomes maiores do jazz mundial.

Richard Galliano & Tangaria Quartet - Tangaria




Vana Gierig e Paquito D’Rivera

Vana Gierig piano
Paquito D’Rivera clarinete e saxofone alto
Sean Conly contrabaixo
Marcello Pellitteri bateria
Vinicius Barros percussão

13 de Julho, Segunda-feira | Auditório de Espinho
22:00

Bilhete Único: 7 euros
O premiado Werner "Vana" Gierig é um pianista de jazz bastante enraizado no meio jazzístico de Nova Iorque, sendo detentor de uma sólida carreira. Paquito D’Rivera, que conheceu a música de Vana Gierig num projecto em que este colaborava com a conhecida violinista Regina Carter, aceitou desde logo o desafio de realização de um projecto em conjunto. Neste concerto único, o vencedor de 9 Grammys Paquito D’Rivera acompanha Vana Gierig e o seu trio em composições de ambos, numa noite que promete tornar-se memorável.

Paquito d'Rivera - Panamericana


35º FIME


Mais informações em http://auditoriodeespinho.blogspot.com/2009/05/35-festival-internacional-de-musica-de.html

Sem comentários: