domingo, 5 de julho de 2009

JIGG 5



Jazz im Goethe-Garten
9 a 23 de Julho de 2009-07-05
Goethe Institut (Campo dos Mártires da Pátria, 37, Lisboa)

No próximo mês de Julho o Goethe-Institut Portugal volta a acolher o festival europeu Jazz im Goethe-Garten. Esta 5ª edição que dará destaque ao jazz português, traz, também, ao Campo dos Mártires da Pátria uma brisa de jazz italiano e coloca em relevo uma referência incontornável do jazz europeu: o músico alemão Gunter Hampel que, além de actuar com a Music + Dance Improvisation Company, irá também orientar um workshop de improvisação para crianças entre os 5 e 13 anos.

Na sua 5ª edição, cumprindo meia década de actividade desde 2005, continuando a recensear o que de significativo existe no jazz feito na Europa e incidindo, sobretudo, nas gerações recentes, o JiGG 2009 renova-se na sua habitual oferta de seis eventos, este ano com quatro concertos, um workshop e um filme documental.
Importante foco deste ano é a presença de Gunter Hampel, figura icónica do jazz europeu e que também vem exercer os seus talentos de educador; outro foco é Francesco Bearzatti com o seu Tinissima Quartet que se inspira na vida da activista Tina Modotti.

O jazz feito em Portugal, em destaque nesta edição do JiGG, será retratado em dois projectos cujas direcções saudavelmente divergem: Supertrouper de André Fernandes explora a electrónica com convicção, enquanto que o duo de Carlos Bica e João Paulo aprofunda acusticamente as suas cumplicidades artísticas e geracionais. Finalmente um filme documental sobre Gunter Hampel, calendarizado adequadamente na programação, fornecerá uma antevisão completa do seu trabalho, uma presença, repetimo-lo, que domina esta a 5ª edição do JiGG.

Programa

Concerto de Jazz
09.07.2009
André Fernandes Super Trouper
Goethe-Institut em Lisboa

Filme documental
15.07.2009
Gunter Hampel Music + Dance Improvisation Company
Live at Junges Theater, 14. Dez., 2007, 120 Minuten
Goethe-Institut em Lisboa

Concerto de Jazz
16.07.2009
Francesco Bearzatti Tinissima Quartet
“Suite for Tina Modotti”
Goethe-Institut em Lisboa

Concerto de Jazz para crianças
20.07.2009
Guntert Hampel Music + Dance Improvisation Company
Goethe-Institut em Lisboa

Concerto de Jazz
21.07.2009
Carlos Bica / João Paulo DUO
Goethe-Institut em Lisboa

Concerto final
22.07.2009
Gunter Hampel e crianças do workshop de música
Concerto final do workshop "Do Jogo à Improvisação"
Goethe-Institut em Lisboa

Concerto de Jazz
23.07.2009
Gunter Hampel Music + Dance Improvisation Company
Goethe-Institut em Lisboa

Gunter Hampel

Sem comentários: