quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sete Luas em Barcarena


7 Luas Orkestra
10 de Julho de 2009, 22.00h
Fábrica da Pólvora de Barcarena (Oeiras)
***,5

O Festival Sete Sóis Sete Luas é um evento internacional, promovido por uma rede cultural de 30 cidades de 10 países, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal e Brasil, que este ano se apresenta já na décima sétima edição, e que promove a música popular contemporânea e as artes plásticas dos países participantes com o apoio da União Europeia.
Dada a sua relevância intercultural a presidência honorária do festival é pertença de dois prémios Nobel da Literatura: o português José Saramago e o italiano Dario Fo.
Em Portugal a iniciativa passa, nesta edição, por diversos palcos: a Fábrica da Pólvora de Barcarena, no concelho de Oeiras, o Forte de Santa Catarina na Ilha do Pico, a feira de São Teotónio, em Odemira, a Praia da Manta Rota, em Vila Real de Santo António, o Cine Teatro Municipal de Castro Verde e a Zona Ribeirinha da vila de Ponte de Sôr.
Uma oportunidade excelente para ouvir boa música popular do Mediterrâneo e não só, com entrada franca.
Entre os músicos portugueses participantes na edição de 2009 do Festival, destaco os nomes da acordeonista e cantora Celina da Piedade (colaboradora habitual de Rodrigo Leão, Mayra Andrade e outros projectos), a cantora açoriana Arminda Alvernaz, a fadista Margarida Guerreiro, o guitarrista Custódio Castelo, o contrabaixista Carlos Meneses, a fadista Ana Laíns e os conhecidos grupos Navegante e Xaile.
Nesta minha primeira visita à edição de 2009, na Fábrica da Pólvora de Barcarena, assisti a um belíssimo espectáculo do grupo 7 Luas Orkestra, constituído especialmente para esta edição do Festival e composto por músicos de cinco países diferentes: de Portugal estavam a acordeonista Celina da Piedade e a cantora Arminda Alvernaz, de Espanha o multi instrumentista Efrén López (oud, sanfona, guitarra) e o percussionista Manuel Cabrales, da Croácia o baixista e vocalista Marko Kalcic, de Creta, na Grécia, a belíssima Kelly Thoma e a sua lira cretense, e finalmente da Sicília, em Itália, o cantautor Mário Incudine.
O repertório do grupo assenta numa mistura de temas populares dos vários países representados e bem assim em originais dos músicos presentes. Liderados pela boa disposição de Incudine e pela enorme valia técnica de Efrén López, o grupo rubricou uma apresentação plenamente conseguida, marcada pelo exotismo dos instrumentos tradicionais do médio oriente (o oud e a sanfona entregues a López e a lira de Thoma) a que se juntou a criatividade interpretativa de todos, com destaque para o acordeón de Piedade e para as vozes de Incudine e Alvernaz.
Um projecto que vai percorrer os vários palcos do Festival e que vale a pena conhecer.
Como amostra fiquem com dois videos bem demonstrativos da qualidade dos músicos envolvidos, no caso o valenciano Efrén López e a cretense Kelly Thoma.
O grupo vai andar este mês por Itália, para regressar em Setembro para um espectáculo na Praia da Manta Rota, em Vila Real de Santo António.

Efrén Lopez – Sabir Onoma


Ross Daly & Kelly Thoma - Ussak Saz Semaisi

Sem comentários: