domingo, 5 de julho de 2009

6ª Edição Cool Jazz Fest



Cool Jazz Fest 2009
9 a 31 de Julho
Cascais e Mafra

O CoolJazz é uma alta mistura de estilos para as noites de Verão ao ar livre, em lugares mágicos, memórias vivas do nosso património cultural.

Desde a sua primeira Edição que o CoolJazz surpreende a cada ano com espaços novos. Este ano não é excepção. Na 6ª Edição do Cooljazz, estes e outros nomes a serem anunciados vão concentrar-se na Vila de Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo, no Parque Marechal Carmona e na Fortaleza da Cidadela. Também Mafra irá acolher o CoolJazz no Jardim do Cerco.

Dado o sucesso alcançado ao longo das suas 5 Edições, este ano a Câmara Municipal de Cascais e a Câmara Municipal de Mafra, decidiram criar as suas próprias edições ainda mais dirigidas aos seus próprios públicos. Assim, este ano o Cooljazz vai se apresentar como, Cascais Cooljazz e Mafra Cooljazz, cada um com o seu programa autónomo e dinâmica própria, mantendo o espírito da marca Cooljazzfest, Alta Mistura.

Programa

Cascais

Hipódromo



22JUL22H
KATIE MELUA
Vem de longe a dedicação desta jovem georgiana à música. Com apenas 16 anos, Katie Melua vence um programa de televisão de descoberta de talentos. Entre esse momento e o da assinatura do seu primeiro contrato com uma editora passam três anos dedicados à aprendizagem e à composição. 2003 viu a edição do primeiro trabalho de originais, "Call Off The Search" que atinge o primeiro lugar do top britânico de vendas, ajudado pelo sucesso de singles como 'The Closest Thing to Crazy' e o tema título 'Call Off The Search'. As sonoridades jazz, blues e pop aliadas à doçura da sua voz valem-lhe um alargado e fiel número de fãs que lhe garante o título de uma das grandes revelações de 2004. O segundo álbum – “Piece by Piece” - sai passado apenas um ano e tem o mesmo impacto que o primeiro (os dois registos venderam mais de 9 milhões de cópias). “Pictures”, o terceiro trabalho, consolida a curta mas sólida carreira da artista feminina a solo que mais vende na Europa. O exotismo, sensibilidade e a extraordinária voz de Katie Melua, na edição 2009 do Cascais CoolJazz.

Katie Melua - Nine Million Bicycles




29JUL22H
JAMES TAYLOR
É um dos cantautores mais amados e mais reconhecidos do country folk. Com 40 anos de carreira, James Taylor continua a cativar uma legião de fãs por todo o mundo. A sua extraordinária capacidade de compor melodias memoráveis e a sua facilidade em contar as histórias através das suas composições, valeram-lhe milhões de álbuns vendidos, 5 Grammys e quase todos os maiores prémios de carreira da indústria musical mundial. Ainda este ano, a estação BBC Radio 2 premiou o cantor com o prémio de carreira. Sweet Baby James foi o trabalho que o deu a conhecer e é ainda um dos seus maiores êxitos a par de "Something In The Way She Moves", "You've Got a Friend" e “Fire and Rain”. São estes e outros os êxitos que de certo farão parte do repertório que o músico norte-americano trará a Cascais, fazendo-se acompanhar da sua inseparável guitarra e de um leque de músicos e vocalistas notável. A não perder, no cenário do Hipódromo de Cascais.

James Taylor - You'v Got a Friend




31JUL22H
SEAL
Nos princípios da década de 1990, Seal começa por ser uma das vozes do cenário da música house mas rapidamente se torna no vocalista soul britânico mais popular da década. Tudo começa com o single “Killer” que vende mais de 5 milhões de cópias chamando a atenção dos públicos dos dois lados do Atlântico. A sua fusão única de soul, folk, pop, dance e rock consolida-se, em 1994, com o segundo álbum, auto-intitulado, que se transforma num massivo sucesso mundial muito devido ao tema “Kiss From a Rose”, incluído na banda sonora do filme “Batman Forever”. Em 96, o mesmo tema rende-lhe os Grammys de Melhor Música e de Melhor Intérprete Masculino e vende mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro. Desde então que tem continuado, ainda que mais espaçadamente, a editar originais. "Soul" é o nome do último trabalho do homem da voz doce, o mesmo que, a par dos grandes hits, encantará o público que se deslocar ao Hipódromo de Cascais

Cidadela



09JUL22H
JOSHUA REDMAN
Joshua Redman é hoje um dos expoentes máximos da nova geração de saxofonistas tenor que busca inspiração na mais pura tradição afro-americana - o Jazz. Com o talento a correr-lhe nas veias – é filho de Dewey Redman, partner de Ornette Coleman e co-lider do lendário grupo Old and New Dreams nos anos 60 e 70 - destaca-se na chamada geração “Young Lions”, no ínico dos anos 90, quando ganha o prestigiado Prémio Thelonious Monk, na competição para jovens tenoristas. Mas não só: Redman é saxofonista, compositor e uma das vozes mais activas na defesa do Jazz da actualidade. Fundindo Jazz com funk, soul e até hip hop, ultrapassa as fronteiras estilísticas para atingir uma sonoridade própria sempre prestando homenagem aos seus ídolos John Coltrane, Ornette Coleman e Sonny Rollins. Com vários trabalhos editados - “Timeless Tales (For Changing Times), “Passage of Time”, “Spirit of the Moment Live” e “Back East” – lança este ano “Compass”, onde também assume o papel de produtor, acompanhado do baterista Greg Hutchinson e do contra baixista Reuben Rogers, os mesmo que estarão ao seu lado no palco do Cascais CoolJazz. A não perder, a oportunidade de ver e ouvir a perfeição da música e da técnica de Joshua Redman.

Joshua Redman Quartet - Straight Ahead




10JUL22H
JAZZANOVA
Foi há pouco mais de seis anos que o sexteto berlinense Jazzanova lançou o primeiro álbum, “In Between”. Em Outubro passado, e ainda com o carimbo da Verve Records, lançaram “Of All The Things”, o segundo e muito esperado trabalho, deixando uma enorme série de Ep’s, remixes e compilações entre os dois trabalhos. É esse trabalho que os traz de novo à estrada e que o CoolJazz tem o prazer de apresentar. Sempre na vanguarda das tendências electrónicas, juntam como ninguém Latin e Acid Jazz, Bossanova, Space Disco, Nu Folk, Soul e Deep House. Os Jazzanova vêm a Portugal mostrar que são tudo menos convencionais e trazem as suas deliciosas e frescas miscelâneas, os seus samples, sobreposições e notável produção. Mas não é tudo, depois do Live Act, a noite vai continuar com os alemães atrás dos pratos num brilhante Dj Set. Tudo isto para ver, ouvir e dançar na Cidadela de Cascais, dia 10 de Julho

Jazzanova - I Can See


Parque Marechal Carmona



14JUL22H
ELIANE ELIAS
1ª Parte
Bossa Nossa

Eliane Elias é uma verdadeira Jazz Woman. Ainda que recentemente reconhecida no Brasil natal e em Portugal, Eliane é considerada uma melhores das pianistas e intérpretes jazz da actualidade. Filha de uma pianista clássica, começou a tocar piano aos 6 anos sendo que aos 17 já se apresentava com um repertório escrito por si. Depois de uma tour acompanhada por Eddie Gomes, foi encorajada a mudar-se para Nova Iorque, cidade que acolheu o seu talento. A sua mistura de jazz tradicional com ritmos e harmonias brasileiras, chamou a atenção da prestigiada editora de Jazz Blue Note. Quando a Bossa Nova já conta com mais de 50 anos, Eliane Elias e a simbiose perfeita entre a sua voz e o som do seu piano vêm ao Cascais CoolJazz Fest prestar homenagem através do seu cunho ímpar à música de João Gilberto e António Carlos Jobim, numa interpretação única.

Eliane Elias - Call Me




15JUL22H
ANTÓNIO ZAMBUJO
convida
Ivan Lins
Nascido em Beja, em 75, António Zambujo cedo descobriu a sua paixão pela música, tendo começado a estudar clarinete com apenas 8 anos, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Mas não seria a música clássica que arrebataria definitivamente o coração de Zambujo. Os cantares alentejanos e o fado rapidamente se tornaram paixões sendo Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa e Max as suas principais referências. Com apenas dezasseis anos ganha um concurso local de fado, mas só quando se muda para Lisboa, terminados os estudos de clarinete, é convidado por Mário Pacheco para incluir o prestigiado Clube do Fado, em Alfama. Daí a conseguir um dos papéis em 'Amália', de Filipe La Feria foi um instante. O carinho e reconhecimento do público foram imediatos. 2002 marca a sua estreia nos álbuns em nome próprio - "O mesmo Fado", trabalho muito bem recebido pelo público e crítica, e em 2004 chega “Por meu cante", uma viagem pelo fado tradicional e os cantares da sua infância, que o consolida como grande nova voz da música portuguesa. Reconhecendo isso mesmo, a Fundação Amália Rodrigues concede-lhe, em 2006, o Prémio Amália na categoria de “Melhor Intérprete Masculino de Fado”. "Outro sentido" marca o regresso do cantor português aos álbuns, desta feita, de uma forma mais experimental e mais englobante de várias musicalidades que não apenas a da canção de Lisboa. Mas acima de tudo, António Zambujo canta o fado sentido à sua maneira. Porque não há outra voz assim na música portuguesa, o fado ímpar de António Zambujo no Cascais CoolJazz Fest 09.



19JUL22H
BUIKA convida MARIZA
O jazz que pisca o olho aos ritmos latino-africanos? Os ritmos latino-africanos que piscam o olho ao jazz? Nada disto interessa quando se ouve Concha Buika. Tudo parece fundir-se na voz forte desta espanhola, de origem guineense, que cedo começa a explorar as suas capacidades musicais. Inicia a sua carreira a compor e interpretar êxitos house e a colaborar em várias bandas sonoras - entre elas, a do espectáculo “Ombra” do grupo catalão La Fura dels Baus. Em 2005 lança o álbum de estreia, homónimo, um ensaio estilístico de flamenco contemporâneo e jazz. A consagração surge em 2007 com o álbum “Mi Niña Lola”, um passo em frente na consolidação do seu estilo único, onde a sua voz fumarenta passeia sem pudores e, sem nunca se perder, por estilos tão diversos como o jazz, o soul, o flamenco e o hip hop, sem nunca esquecer as suas raízes africanas. Em concerto tudo ganha outra dimensão: a intensidade da sua voz, o intimismo das suas letras, o virtuosismo das suas capacidades jazzísticas, o calor dos seus movimentos, o insaciável gosto por cantar. Prepare-se para ficar apaixonado pela paixão da apaixonante voz de Buika. Redundante? Nada é redundante quando se fala desta artista ímpar. Para este espectáculo do Cascais CoolJazz, Buika convida outro nome ímpar – Mariza!



21JUL22H
MAFALDA VEIGA
Mafalda Veiga é hoje uma voz incontornável da música portuguesa. Com 20 anos de carreira, é responsável por algumas das mais belas e atemporais canções escritas em português, aliando na perfeição a extraordinária capacidade de contar histórias à delicadeza de compor melodias para rematar com uma apaixonante interpretação. "Pássaros do Sul" foi o álbum que chamou todas as atenções, atenções essas que nunca mais perdeu. Ao Cascais CoolJazz Fest Mafalda traz o último trabalho de originais "Chão", mas não esquecerá de certo as músicas que marcaram uma das mais sólidas carreiras que Portugal viu nascer. Com os pés bem no chão, Mafalda Veiga.



23JUL22H
LISA EHDHAL
Lisa Ekdahl é considerada uma das mais talentosas songwriters vindas da Suécia, senhora de uma das mais encantadoras vozes da actualidade. Influenciada por sonoridades que vão do smooth jazz à música latina - principalmente Bossa Nova - e à Pop, Lisa encontra nos ambientes acústicos o conforto predilecto para a composição. O mesmo acontece a quem a ouve.
Até à data, esta jovem tem já no palmarés 3 prémios Grammy e conta já com oito álbuns, seis discos de pop cantados em sueco e dois álbuns de jazz que deram preferência à língua inglesa, para além de várias participações em álbuns de outros artistas. No Cascais CoolJazz Fest, deixe-se levar pela doçura hipnotizante da voz de menina de Lisa Ekdahl.

Lisa Ekdhal - It Had To Be You


Mafra
Jardim do Cerco


16JUL22H
VAYA CON DIOS
Acoustic Featuring
Dani Klein
Depois de cerca de 8 milhões de álbuns vendidos e espectáculos esgotados por todo o mundo, Dani Klein fez uma pausa há 10 anos atrás. Agora, celebrando os 21 anos de existência da formação dos Vaya Con Dios, inicialmente um trio acústico, Dani regressa aos palcos para espectáculos únicos nesse mesmo formato. Estes concertos surgem a propósito da edição do CD/DVD “The Ultimate Collection” - um best of com dois novos temas; um incrível dueto com Aaron Neville e a inclusão do DVD com o novo espectáculo acústico. O alinhamento do espectáculo incluirá piano e contrabaixo. Os músicos trazem novos arranjos dos grandes êxitos dos Vaya Con Dios: “Just a Frind Of Mine”, “What’s a Woman?”, “Nah Neh Nah”, “Puerto Rico”, “Don’t Cry For Louie” e outros tantos temas inesquecíveis ao vivo, bem como a surpresa de covers de outras tantas canções. Tudo isto, claro está, pela voz marcante de Dani Klein. Um espectáculo muito distinto, para locais especiais que só poderia acontecer no Mafra CoolJazz Fest.


17JUL22H
VADIOS

"VADIOS"
Camané, Mário Laginha e Bernardo Sassetti (convidado Carlos Bica)

Que pontes são possíveis entre dois géneros musicais aparentemente tão distantes como o jazz e o fado? O que sairá do encontro de uma voz tão retintamente “fadista” como a de Camané, com dois pianos percutidos por Mário Laginha e Bernardo Sassetti, habitualmente “catalogados” como músicos de jazz? E se a esta miscelânea vocal e instrumental acrescentarmos um outsider do contrabaixo como Carlos Bica? Em tempo de miscigenação musical, a arrumação neste ou naquele género do resultado da contaminação de um fado visceral como o de Camané pelos sons e pelos modos interpretativos de Laginha, de Sassetti e de Bica, é pouco importante. O ponto de partida são os fados do intérprete de “Pelo Dia Dentro” e “Sempre de Mim”, o ponto de chegada é qualquer coisa indefinível mas, seguramente, com a consistência que se pode esperar de tão extraordinário conjunto de músicos, instrumentistas e criadores. Quem teve a sorte de assistir ao concerto de 12 de Julho de 2008 no Centro Cultural de Belém, testemunhou o resultado aliciante conseguido por estes quatro indómitos “vadios” da música portuguesa…

Mais informação em http://www.cooljazzfest.com/ver_02/main.html

Sem comentários: