quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jazz em Agosto 2009



1 a 9 de Agosto de 2009
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Passado um quarto de século sobre o nascimento do Jazz em Agosto, a 26ª edição do festival da Fundação Calouste Gulbenkian não podia deixar de ser tão simbólica quanto reveladora do papel por ele desempenhado ao longo dos últimos 25 anos no panorama do jazz contemporâneo em Portugal. Sintetizada no conceito Ícones e Inovadores, a linha programática do Jazz em Agosto 2009 estende-se à descoberta de músicos que, ao inovarem, continuam simultaneamente a homenagear os grandes nomes do jazz, revelando referências mais primordiais ou ícones.
O concerto inaugural do festival, George Lewis Sequel, é o projecto electroacústico de um dos mais conceituados trombonistas americanos, estreado no New Jazz Meeting de 2004, em Baden-Baden. Ao concerto associa-se a conferência de George Lewis, que vem aprofundar as raízes musicais do projecto - procedentes à Association for the Advancement of Creative Musicians - e explorar o seu livro monumental recentemente editado A Power Stronger than Itself/The AACM and American Experimental Music.
A programação prossegue com Rough Americana, a designação que Dj Mutamassik e Morgan Craft dão ao seu projecto musical multidisciplinar e politicamente interventivo e a Nublu Orchestra, uma constelação de músicos reunidos à volta do clube alternativo Nublu de Nova Iorque, enquadrados por Butch Morris, inventor por excelência do processo de condução®. Dave Douglas & Brass Ecstasy dá a conhecer uma brass band
inspirada num grande inovador do trompete jazz, Lester Bowie, ou em políticos como Barack Obama. Peter Evans, um músico promissor descoberto por Evan Parker, apresenta o virtuosismo do trompete a solo. Buffalo Collision, um quarteto que reúne Ethan Iverson e Dave King do trio The Bad Plus, com Tim Berne e Hank Roberts, apresenta o trabalho de convergência de duas gerações de músicos em discurso de improvisação sem
composição prévia. A obra consagrada de Carla Bley e Paul Haines será celebrada com a exibição do filme documental Escalator over the Hill, de Steve Gebhard. Franziska Baumann + Matthias Ziegler trás-nos da Suiça novos horizontes de som criados a partir da voz e da flauta, temperadas e expandidas electronicamente.
Peter Evans regressa ao palco com o Peter Evans Quartet, revelando uma renovada linguagem que funde o composto e o improvisado. O filme Imagine the Sound, de Ron Mann, distinguido no Chicago International Film Festival com o prémio Winner Best Documentary, conta com depoimentos de consagrados inovadores do jazz dos anos 60, (Paul Bley, Cecil Taylor, Archie Shepp, Bill Dixon). Propagations, um quarteto dedicado à redefinição do papel do saxofone, chega de França para apresentar a sua atitude cirúrgica perante o jazz. Por fim, Bill Dixon with Exploding Star Orchestra encerra a 26ª edição do Jazz em Agosto, com a grandiosidade devida à associação de Bill Dixon e Rob Mazurek, mentor desta emblemática orquestra de Chicago.
O Jazz em Agosto 2009 continua assim a desbravar as tendências, mutações e revelações do jazz contemporâneo apresentando, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma proposta musical plural que se inscreve na metamorfose perpétua do mundo.

Para mais informações consultem o link http://www.musica.gulbenkian.pt/jazz/

Dave Douglas & Brass Ecstasy - This Love Affair


Dave Douglas & Brass Ecstasy - The View From Blue Mountain

Sem comentários: