segunda-feira, 13 de julho de 2009

Stones World, by Tim Ries


The Rolling Stones World Project
Cinema São Jorge (Lisboa)
9 de Julho, 22.00h
****

Tim Ries é um versátil saxofonista e pianista, formado pelas Universidades do North Texas e do Michigan, ex-docente das New School, City College of New York e Mannes College of Music e actualmente professor de saxofone e jazz combo na Rutgers e Universidade de New Jersey City. Possui uma já longa carreira na qual se destacam, na área do jazz, as colaborações com Phil Woods, Tom Harrell, Al Foster, John Patitucci, Dave Liebman, Danilo Perez, Maynard Ferguson, Red Garland, Badal Roy, Maria Schneider e Donald Byrd. O álbum que gravou com a Joe Henderson Big Band recebeu um Grammy em 1998. É igualmente um exímio compositor, quer na área clássica como no jazz, tendo já estreado várias composições da sua autoria com diversas orquestras sinfónicas norte-americanas, como a Brooklyn Philharmonic que acompanhou ao prestigiado Carnegie Hall.
Nos últimos anos destacou-se ainda pelas colaborações com vários músicos pop e rock de nomeada, com os Rolling Stones à cabeça, com quem já efectuou duas tournées mundiais!
Ries é também um apaixonado pela world music, pelo que, no decurso desses longos périplos musicais, na companhia dos Stones e do seu repertório, se lembrou de ir gravando, nos muitos locais onde passava, originais da banda em novas versões da sua autoria, tocadas na companhia de alguns músicos locais que ia contactando.
O resultado foi um grande número de gravações (este é já o segundo volume do projecto e consta de um disco duplo gravado em Nova Iorque, Lisboa, Porto Rico, Tóquio, Paris, Londres, Barcelona entre outras cidades) e um conjunto extremamente original de covers de temas dos Stones, com artistas como os portugueses Ana Moura, Custódio Castelo e Jorge Fernando, o porto-riquenho Eddie Palmieri, os malianos Tidawt, o indiano Badal Roy, os franceses Thomas Bramerie e Franck Amsallen, os japoneses Kazumi Watanabe, Kenji Hino, Terumasa Hino e Minako Yoshida, os espanhóis Marc Miralta, Mario Montoya e Jordi Bonell ou o brasileiro Milton Nascimento. Sem esquecer os inúmeros convidados ilustres do jazz norte-americano, como Bill Frisell, John Patitucci, Clarence Penn, Jack deJohnette e James Genus, e ainda os próprios Rolling Stones, Charlie Watts, Keith Richards, Mick Jagger e Ronnie Wood, a que se junta a magnífica voz de Bernard Fowler, um membro de luxo do coro da banda de Jagger e companhia.
O resultado é apaixonante! Uma reviravolta estimulante em temas como Under My Thumb, tranformado em mambo pela mão de Palmieri e Ries, No Expectations e Brown Sugar com um toque de fado pela voz de Ana Moura e a guitarra portuguesa soberbamente entregue a Custódio Castelo, Fool to Cry com um toque de jazz imposto pela mão de Franck Amsallen e temperado pela voz soul de Fowler, Jumpin’ Jack Flash proposto numa excelente viagem ao flamenco, ao som dos passos da dançarina Sara Badas ou ainda o clássico Angie, levado até à Índia ao som da tabla de Badal Roy.
Um verdadeiro desfile de estrelas servido com enorme imaginação e grande capacidade técnica e criativa por Tim Ries, nos saxofones, arranjos e direcção musical.
Claro está que o espectáculo ficou muito longe do disco…
Só os Rolling Stones poderiam imaginar levar ao palco (e não seria seguramente ao do São Jorge!) tamanho desfilar de estrelas dos quatro cantos do mundo!
Tim Ries fez-se apenas acompanhar por Jordi Bonnell na guitarra, Darryl Jones no baixo eléctrico, um jovem baterista finlandês cujo nome não retive e ainda a magnífica voz de Bernard Fowler. Como convidados surgiram ainda Ana Moura, Custódio Castelo e Jorge Fernando, que asseguraram o toque exótico num projecto, em tudo o mais, pálido face à riqueza do disco.
Ficou a indiscutível competência dos músicos em palco, com destaque para os saxofones de Ries e o baixo de Jones, e a chamada de atenção para um projecto merecedor dos maiores elogios.
Uma descoberta que se impõe.


Stones World
The Rolling Stones Project II
Tim Ries
Sunny Side, 2008

Tim Ries & Bernard Fowler – Wild Horses


Ana Moura e os Rolling Stones – No Expectations

Sem comentários: