quinta-feira, 23 de julho de 2009

Jazz no Verão do Museu do Oriente


Reserva de Bilhetes:
Telefone: 213 585 244
Fax: 213 585 215
E-mail: info@museudooriente.pt
http://www.museudooriente.pt/790/concertos-de-verao.htm


João Paulo
Piano solo
7 Agosto – 19.00
Auditório Museu do Oriente (Lisboa)

Preço: € 5,00
M/ 6
Duração aprox: 90’, sem intervalo
Co-produção: Fundação Oriente/Incubadora d’Artes

Na música de João Paulo Esteves da Silva, o improviso ganha dimensões de complexidade que nenhum compositor clássico imaginaria poder colocar no papel.
É provavelmente um dos pianistas que melhor interpreta a harmonia entre a música clássica e o jazz, dando-lhe um respirar, uma complexidade e um bom gosto raros.
João Paulo vem de uma formação clássica (20 valores no Conservatório de Lisboa e vários prémios de excelência interpretativa em França), tendo precisamente a escrita musical como modelo e, se não quis seguir uma carreira de executante, foi porque ler partituras lhe pareceu menos interessante do que criar música no momento, sem outras mediações além das do próprio instrumento. As suas actuações a solo revelam, aliás, essa harmonia de duas escolas distintas mas que se complementam na perfeição.


Rodrigo Gonçalves “Tribology Vol. 2”
Rodrigo Gonçalves (piano, Fender Rhodes e composição), Jesús Santandreu (sax tenor), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo), Carlos Miguel (bateria).

28 Agosto – 19.00
Auditório Museu do Oriente (Lisboa)

Preço: € 5,00
M/ 6
Duração: 75’, sem intervalo

“Tribology” é o projecto concebido, escrito e dirigido pelo pianista Rodrigo Gonçalves que materializa o seu universo musical pessoal. No primeiro disco do projecto, editado em 2004 (Capella) e que conta com a participação dos saxofonistas Perico Sambeat e Mark Turner, o jazz contemporâneo funde-se com sonoridades ibéricas. O projecto foi apresentado em vários festivais e nele colaboraram, para além de Perico Sambeat, Mário Delgado, Paco Charlín e Alexandre Frazão, os saxofonistas Llibert Fortuny e Chris Cheek. Após um interregno de dois anos para se dedicar a outros projectos, o grupo foi agora reactivado e reformulado (Vol. 2).

Sem comentários: