quarta-feira, 29 de julho de 2009

1º fim-de-semana do Jazz em Agosto 2009


1 a 9 de Agosto
Fundação Calouste Gulbenkian

Cumprindo um ciclo completo de 25 anos e, este ano, sob o conceito de Ícones e Inovadores, o Jazz em Agosto continua a proporcionar - no ambiente feérico que o caracteriza nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian - músicos referenciados na História do jazz, detentores de projectos musicais criativos, inovadores e visionários, apresentados pela primeira vez em Portugal.


O Jazz em Agosto 2009 inicia-se no sábado, 1, às 21h30 (Anfiteatro ao Ar Livre) com George Lewis e o seu projecto electro acústico Sequel. Trombonista registado em mais de 80 álbuns e que cultiva, em paridade, a vertente electrónica da Música, George Lewis volta ao Jazz em Agosto enquadrado no projecto experimental que estreou em Baden-Baden no New Jazz Meeting de 2004, sendo a segunda vez que o apresenta em público. Membro da Association for the Advancement of Creative Musicians (AACM), George Lewis é também autor do livro A Power Stanger than Itself - The AACM and American Experimental Music (Ed. The University of Chicago Press, 2008), obra que irá apresentar na conferência do dia seguinte, domingo, 2, às 16h30 (Auditório 3).

O Jazz em Agosto 2009 prossegue no domingo, 2, às 18h30 (Auditório 2) com o duo Rough Americana constituído pela italiana de descendência egípcia Giulia Loli, aka Dj Mutamassik e pelo guitarrista experimental americano Morgan Craft. Rough Americana esbate fronteiras da música via uma sampladélia provocante e revelando-se assertivo na política contemporânea através de sons que migram entre géneros musicais populares.


Lawrence D. “Butch” Morris conclui o 1º fim-de-semana do Jazz em Agosto no palco do Anfiteatro ao Ar Livre conduzindo a Nublu Orchestra, misto de vanguarda e irreverência e que reúne instrumentistas de origens variadas com ponto de reunião regular no Clube Nublu de Nova Iorque, um espaço underground multicultural. Com uma composição diferente em cada exibição pública, a Nublu Orchestra é a concretização do processo de condução de Lawrence D. “Butch” Morris, um conjunto de sinais transformados num vocabulário que o músico desenvolveu para dirigir os músicos da orquestra unindo as suas diferenças e desenhando direcções imprevisíveis.

O Jazz em Agosto 2009 regressa na quinta-feira, 6 de Agosto, com um concerto revelação…

Créditos das imagens:
- George Lewis Sequel : Claudio Casanova/AAJItaly
- Nublu Orchestra: Nublu Orchestra

http://www.musica.gulbenkian.pt/jazz/index.html.pt

Sem comentários: