segunda-feira, 28 de julho de 2008

Callas e Pasolini



Stefano Battaglia
Re: Pasolini
ECM 2007

Stefano Battaglia nasceu em Milão, em 1965. Formou-se no Conservatório local e actuou como solista na European Youth Orchestra. Venceu o prémio de melhor pianista jovem do Johann Sebastian Bach festival em Dusseldorf em 1986 e mais tarde o de melhor jovem pianista europeu, pela Rádio Nacional de Bruxelas (1996). A sua ligação ao Siena Jazz é também antiga, participando activamente em vários seminários de Verão e fundando os grupos Triplicity e Theatrum, Laboratório Permanente di Ricerca Musicale de Siena, workshop permanente para o desenvolvimento musical.
Cedo desenvolveu apetência pelo Jazz. Fundou em 1987 o seu próprio grupo, gravando pela Splasc(h) e mais recentemente pela ECM. Foi eleito em 1988 pela Revista italiana Musica Jazz como o melhor talento do ano. Tem desde então tocado com alguns dos melhores músicos de jazz italianos e não italianos, como Aldo Romano, Lee Konitz, Kenny Wheeler, Richard Galliano, Dewey Redman, John Clayton ou Marc Johnson, entre muitos outros.
Já editou cerca de 60 discos, em múltiplas formações, mantendo actualmente projectos a solo, em duo (com Pierre Favre, Michele Rabia) em trio, com Paolino dalla Porta e Fabrizio Sferra e no quarteto Changes (Battaglia, Cisi, Leveratto, Sferra). Toca ainda nos projectos Triplicity com Dominique Pifarely e vários músicos convidados e no grupo Theatrum de Siena.
O tema que vos trago de Stefano Battaglia faz parte do disco Re: Pasolini, uma ambiciosa homenagem ao controverso cineasta italiano, editado em 2007 pela ECM e de que já dei nota nas presentes páginas. Denomina-se Callas e conta com o piano de Battaglia, o contrabaixo de Salvatore Maiore e a bateria de Roberto Dani. As belas fotos são da autoria de Catherine D.
Para mais informações sobre este trabalho de Stefano Battaglia vejam o artigo publicado em 9 de Abril, sob o título Pasolini.

Sem comentários: