quinta-feira, 3 de julho de 2008

A Valsa da Paula



Paula Sousa
Valsa Para Terri
Ed. Autor, 2007

Paula Sousa nasceu em Viana do Castelo e começou a tocar piano aos seis anos de idade. Completou o Curso de Piano do Conservatório de Musica do Porto mas, apesar da formação clássica, foi no pop que alcançou maior sucesso, integrando grupos como os Ban, Três Tristes Tigres ou Repórter Estrábico. A maturidade levou-a para o jazz no virar do milénio, primeiro na Escola de Jazz do Hot Club de Portugal, depois no Berklee College of Music, em Boston, onde se licenciou em 2004 em “Jazz Performance”.
Este Valsa Para Terri é uma edição de autor gravada ao vivo no Hot Club de Portugal em 28 e 29 de Setembro de 2007, com Paula Sousa ao piano, Afonso Pais na guitarra, Hugo Antunes no contrabaixo, Luís Candeias na bateria e João Guimarães no sax, em dois temas: Less Tension, Please e Valsa Para a Terri.
É um trabalho muito homogéneo de onde ressaltam as composições de Paula Sousa e o seu estilo mais académico e melódico de interpretar o piano-jazz. Estruturalmente os temas mostram-se previsíveis, raramente abandonando o modelo clássico: apresentação, desenvolvimento através de solos sucessivos e retoma do tema em conjunto para o final. A excepção é “Life On Mars”, de David Bowie, onde à apresentação original do tema sucede uma fantasia expressionista comandada pela guitarra de Afonso Pais. No entanto algumas composições excelentes e as reconhecidas capacidades de improvisação dos músicos fazem a diferença. Paula Sousa imprime elegância e sofisticação aos temas ao que Afonso Pais responde geralmente com alguma irreverência nos solos e uma tendência irresistível de os “puxar” para o blues. Uma vez mais há uma excepção de vulto em “Early Morning Hug”, tema que transpira swing do princípio ao fim. Luís Candeias na bateria completa a diversidade do quarteto incutindo uma boa dose de latinidade no som do conjunto, feita de ritmos importados das Caraíbas e da América do Sul, bem complementados por Hugo Antunes no contrabaixo, que não enjeita a oportunidade de apresentar alguns solos muito interessantes, geralmente servidos pelo ambiente bossa, criado na guitarra por Afonso Pais.
Porém os melhores momentos do disco aparecem quando entra o saxofone de João Guimarães, integrado em perfeição no ambiente criativo de Paula Sousa e conferindo ao conjunto uma expressividade nunca atingida na sua ausência. Quer Less Tension, Please, quer sobretudo Valsa Para a Terri, onde um toque nostálgico luso-africano é muito bem-vindo, revelam os momentos mais altos da gravação, a que se junta o contagiante swing “Early Morning Hug”, com um excelente trabalho de Afonso Pais na guitarra.
Um disco original, convincente e muito conseguido por Paula Sousa e seus pares



A ilustrar este trabalho de Paula Sousa deixo um vídeo do tema que lhe dá nome "Valsa Para a Terri", da autoria da pianista e com a presença de João Guimarães no saxofone, além de Afonso Pais na guitarra, Hugo Antunes no contrabaixo e Luis Candeias na bateria. É um dos temas mais sedutores do disco com um leve toque africano, particularmente bem aproveitado pelo saxofonista. As fotografias estranhamente belas e geoartísticas são da autoria de Michel Corboz.
Quem quiser mais vai poder assistir à apresentação do disco, ao vivo no Hot Club de Portugal, no dia 23 de Julho, às 23.00h, num concerto que vai contar com todos os músicos que participaram na respectiva gravação. A não perder! Antes Paula Sousa, Afonso Pais, André Carvalho e Luís Candeias vão apresentar-se na Fábrica Braço de Prata, Sala Prado Coelho, no dia 12 de Julho às 22.00h.

Sem comentários: