sábado, 26 de julho de 2008

Respiri di Tempo



Já por duas ocasiões trouxe a estas páginas o trabalho de Paolo Damiani. A propósito do seu disco Al Tempo Che Fará (Egea, 2007) cujo tema Villanela, da autoria de Gianluigi Trovesi, ilustrou os ecos de Sefarad na música italiana e também pela sua direcção da Orchestre National de Jazz no disco Charmediterraneén (ECM, 2002), que exemplificou as influências magrebinas e judaicas na música contemporânea francesa.
No entanto, apesar da enorme versatilidade deste contrabaixista, violoncelista e compositor italiano, nenhum dos citados temas é verdadeiramente representativo do seu trabalho (senão da diversidade do mesmo) pelo que não resisti a trazer-vos outro vídeo com um tema extraído do disco Al Tempo Che Fará, este sim, profundamente transalpino nas suas influências, se bem que primorosamente trabalhado e traduzido para um universo jazzístico universal, que o músico indubitavelmente domina.
Nascido em Roma, em 1952, Damiani distingue-se nos anos 70 pela participação nos grupos de jazz-rock Buon Vecchio Charlie e Bauhaus. Profundamente dedicado à música ajuda a fundar a escola Testaccio e o Comité dos músicos italianos. Foi professor no conservatório de Milão e L’Aquila, tendo igualmente fundado o IS Ensemble, uma orquestra de jazz de 20 membros, para jovens músicos. Ainda no começo dos anos 80 evidencia-se em várias colaborações com o saxofonista e clarinetista Gianluigi Trovesi, entre outros músicos de destaque como Paolo Fresu ou Aldo Romano, bem como com Norma Winstone, Kenny Wheeler e John Taylor. A partir dos anos 90 distingue-se pelos seus trabalhos orquestrais, dirigindo a Italian Instabile Orchestra, a que se seguem a Cívica Jazz Band e a direcção da já citada Orchestre National de Jazz francesa. Pelo meio ficam várias colaborações, com o saxofonista italiano Eugénio Colombo (com ele membro fundador da Italian Instabile Orchestra) com os franceses Eric Mouquet e Michel Sanchez, no projecto Deep Forest, com Kenny Wheeler, Gialuigi Trovesi, Stefano Battaglia e Maria Pia de Vito no projecto Song Tong ou dirigindo os projectos Eso Octet, com os italianos Danilo Rea, Gianluigi Trovesi, Paolo Fresu, Roberto Gatto, Antonio Isaevoli, Sabina Macculi e Raffaella Siniscalchi, ou o Italian String Trio de repertório clássico, com Renato Geremia e Bruno Tommaso.
O tema que apresento, denominado Respiri di Tempo, faz parte do disco Al Tempo Che Fará, que foi eleito o melhor disco de jazz italiano de 2007, e conta com Gianluigi Trovesi no sax contralto e clarinete, o argentino Javier Girotto na flauta, sax soprano e sax barítono, Diana Torto na voz, Danilo Rea no piano e acordeão, Bebo Ferra na guitarra, Paolo Damiani no contrabaixo e violoncelo e Walter Paoli na bateria.
As belas fotos da Toscânia são da autoria de Alan Sislen.

Sem comentários: