terça-feira, 2 de setembro de 2008

Pura Mistura



Fundado em 2000, o grupo Pura Mistura tem vindo a criar música nem sempre fácil de catalogar. Apesar da origem de uma grande parte dos instrumentos e ritmos remeterem para África, a estrutura dos temas, as relações entre os instrumentos e a forma, por vezes pouco ortodoxa de os tocar, têm muitos outros sabores. As polirritmias são utilizadas como ferramenta de construção melódica e a improvisação é um forte ingrediente.

Parte das peças tocadas são baseadas em ritmos tradicionais africanos que ao longo do tempo foram sendo adaptados. Esses temas, que na sua base utilizam congas e djembés, são enriquecidos pelo uso de instrumentos como o dondon (talking drum), as dundumbas (conjunto de três tambores africanos), o balafon (xilofone da África ocidental) e pequenos instrumentos de percussão como chocas, triângulo, agogô, shakers, etc. Outras peças surgem da experimentação e do trabalho de composição e nelas se encontram influências de várias origens. Por vezes em quarteto com Armando Pereira (Guiné-Bissau, congas) o grupo actua também em trio como neste concerto.

Todos os temas e arranjos são da autoria do grupo, constituído por Pedro Castello Lopes na percussão e flautas, Vítor Martins e Jorge Mendonça Oliveira na percussão.

Dia 7 de Setembro, às 22.00h, no Centro Cultural "O Século".

Sem comentários: