terça-feira, 2 de setembro de 2008

Pasodoble



Lars Danielsson & Leszek Mozdzer
Pasodoble
ACT, 2007

Pasodoble é um album em duo, envolvendo o contrabaixista sueco Lars Danielsson e o pianista polaco Leszek Mozdzer, sob a chancela da editora alemã ACT Music.
O duo conheceu-se há quatro anos, num concerto em Varsóvia, e desde logo encontrou uma total sintonia, em termos musicais, que deixou antever ampla colaboração. Depois de dois discos editados na Polónia (“The Time” e “Between Us and the Light”, ambos com a participação do percussionista israelita Zohar Fresco) e da participação de Mozdzer na digressão de promoção do disco Mélange Bleu (ACT, 2006) do sueco, um projecto em duo impunha-se de forma a melhor corporizar essa simbiose artística, entretanto desenvolvida.
O resultado é Pasodoble, uma extraordinário trabalho, gravado em Gotemburgo, entre Dezembro de 2006 e Janeiro de 2007, produzido pelos dois músicos (com produção executiva de Siegfried Loch) e em que Danielsson explora as suas enormes capacidades interpretativas no contrabaixo e violoncelo e Mozdzer se entrega ao piano, celesta e harmónio.
O repertório é integralmente composto por originais do duo, à excepção de um tema popular sueco (Eja Mitt Hjärta), rearranjado por Danielsson.
Nascido em 1958 Lars Danielsson estudou violoncelo no Conservatório de Gotemburgo, mas o seu maior interesse musical virava-se então para o rock: Jimmy Hendrix, Cream ou Carlos Santana. Foi um programa de televisão com Óscar Peterson e Nils-Henning Ørsted Pedersen que o despertou para o jazz e o contrabaixo, que não mais deixaria desde então. O seu quarteto, já com 18 anos de existência, inclui David Liebman, saxofonista que integrou a equipa de Miles Davis, o pianista Bobo Stenson e o lendário baterista Jon Christensen. Nos 10 discos já editados participaram ainda convidados como Alex Acuña e John Abercrombie. Como sideman trabalhou com músicos tão importantes como os irmãos Brecker, John Scofield, Jack deJohnette, Charles Lloyd ou Billy Hart entre muitos outros.
O seu trabalho estende-se às áreas da composição, arranjo e produção, sendo colaborador habitual da Denmark’s Radio Concert Orchestra e ainda do JazzBaltica Ensemble.


Leszek Mozdzer é um pianista prodigioso apontado como a maior revelação do jazz polaco na última década. Iniciou a sua formação aos cinco anos de idade, formando-se em 1996 pela Academia Musical de Gdańsk. De formação clássica interessou-se apenas tardiamente pelo jazz, aos 18 anos de idade, através do clarinetista Emil Kowalski. Um ano depois recebeu o seu primeiro prémio individual numa competição internacional de jazz: o Jazz Juniors '92 que teve lugar na cidade de Cracóvia. De então para cá recebeu o prémio Krzysztof Komeda em 92, o 1º prémio no Concurso de Improvisação de Katowice em 1994, o prémio Mateusz Święcicki atribuído por uma estação de rádio nacional polaca, foi designado músico polaco do ano pela sociedade Łódź Music Lovers’ em 1997, recebeu o prémio Fryderyk em 1998, uma vez mais consagrado músico do ano na Polónia, o prémio de excelência artística atribuído pelo Município de Gdańsk e o grande prémio da Fundação da Cultura Polaca, atribuído em 2006. Entretanto foi eleito, durante 7 anos consecutivos, como melhor pianista polaco pelos leitores do Jazz Fórum polaco.
Mozdzer foi líder da mais popular banda da Polónia, o grupo Miłość. Foi também membro do Zbigniew Namysłowski Quartet. Ganharam fama as suas improvisações sobre temas de Chopin. Na área da música para o cinema colabora regularmente com Zbigniew Preisner (o compositor dos filmes de Krysztof Kieslowski) e Jan Kaczmarek (este último estabelecido em Los Angeles, onde compõe para a 20th Century Fox e Miramax, já galardoado com um Óscar pelo filme Finding Neverland). Compôs e arranjou também para o teatro, na Polónia e na Alemanha. Compôs uma ópera (adaptada do Sonho de Uma Noite de Verão de Shakespeare) que estreou em Gdynia em 2001. As suas colaborações incluem os mais importantes músicos polacos de jazz, como Tomasz Stańko, Janusz Muniak, Michał Urbaniak e Piotr Wojtasik e ainda alguns internacionais como Arthur Blythe, Buster Williams, Billy Harper, Joe Lovano, Pat Metheny e Archie Shepp.
Apesar da sua juventude (nasceu em 1971) já gravou mais de 60 álbuns, oito deles como líder.
Pasodoble é um disco lindíssimo onde os universos do jazz e da música clássica se cruzam com rara pertinência sob o enorme virtuosismo dos dois músicos envolvidos. Temas exuberantes como Pasodoble alternam com a sensibilidade e profundidade de outros como Reminder, onde a nostalgia de um concerto para piano e orquestra de Mozart vem à lembrança. A enorme versatilidade dos dois músicos ganha corpo em 14 temas (oito assinados por Danielsson, cinco por Mozdzer e um tradicional) soberbamente desenvolvidos ao longo de quase uma hora de puro deleite, que promete continuidade num futuro próximo.
Uma obra fantástica e amplamente recomendada.
A ilustrar este magnífico trabalho deixo-vos dois vídeos: Pasodoble com fotos de Soulis, extraídas do trabalho Colors of Impressionism e Praying com fotos de Galina Stepanova incluídas no trabalho MEXICO AND BELIZE. Walking along the streets.


Sem comentários: