domingo, 21 de setembro de 2008

John Abercrombie na Marinha Grande



O destaque desta semana vai inteirinho para a presença entre nós do guitarrista norte-americano John Abercrombie, cuja actuação está marcada para o próximo Domingo, 28 de Setembro, pelas 22.00h no Sport Operário Marinhense (Marinha Grande), integrado no programa do Festival de Jazz da Alta Extremadura.
Abercrombie nasceu em 1944, em Port Chester, no Estado de Nova Iorque, mas passou a sua infância em Greenwich, no estado de Connecticut. Começou a tocar guitarra aos 14 anos, na altura mais preocupado em imitar os ídolos do rock dos anos 50, como Chuck Berry do que em aperfeiçoar a sua técnica… Formou-se contudo em 1967 pelo Berklee College of Music, de Boston, onde conheceu e tocou com músicos como Johnny Hammond e os irmãos Brecker. Mudou-se para Nova Iorque em 1969. E foi nos bares nova-iorquinos que conheceu e tocou com músicos como Gil Evans, Gato Barbieri e Barry Miles, entre outros, até ser convidado a integrar o grupo de Chico Hamilton. Mas o sucesso apareceu quando integrou o grupo de Billy Cobham, juntamente com os irmãos Michael e Randy Brecker.
Este sucesso levou-o a várias tournées com Cobham. Numa delas, no festival de jazz de Montreux, conheceu Manfred Eicher que o convidou a gravar para a ECM. Assim apresentou em 1975 o seu primeiro disco pela ECM, a que chamou Timeless, com Jan Hammer e Jack DeJohnette. Seguiu-se, ainda em 1975, Gateway, com DeJohnette e o contrabaixista Dave Holland (que tem espectáculo marcado para Portugal, no próximo mês de Outubro no Seixal Jazz) e um segundo Gateway em 1978. Em 1979 fundou o seu quarteto, com o pianista Richie Beirach, o contrabaixista George Mraz e o baterista Peter Donald. O quarteto gravou três discos: Arcade, Abercrombie Quartet, e M. Entretanto colaborou noutras gravações da ECM, com músicos como Jack deJohnette (nos discos Directions e Now Directions) e Ralph Towner (Sargasso Sea e Five Years Later).
Em trio gravou com Mark Johnson e Peter Erskine (Current Events, Getting There, em que participa como convidado Michael Brecker e John Abercrombie/Marc Johnson/Peter Erskine) mas também com Vince Mendoza e John Christensen (Animato)e Dan Wall e Adam Nussbaum (While We're Young, Speak of the Devil, Tactics). Mais recentemente podemos ouvi-lo em quarteto, com Mark Feldman, Marc Johnson & Joey Baron (Class Trip, e The Third Quartet que irá ser apresentado em Portugal).
Pelo caminho ficam outras colaborações importantes com músicos como Henri Texier, Kenny Wheeler, Marc Copland, Jeff Palmer, Lonnie Smith e muitos outros.

É pois um nome incontornável do jazz norte-americano das últimas décadas que vai estar entre nós, num espectáculo onde se vai apresentar ao lado de outros grandes músicos como são inquestionavelmente o contrabaixista Thomas Morgan (infelizmente Marc Johnson não vai estar presente em Portugal), o baterista Joey Baron e o violinista Mark Feldman.
Só tenho pena que esta oportunidade não se estenda com outras apresentações pelo país… (pela grande Lisboa, por exemplo!).
Aos mais ansiosos e bem assim aos que não vão poder deslocar-se à Marinha Grande para ouvir The Third Quartet, deixo quatro vídeos de Abercrombie encontrados no Youtube, referentes a vários períodos e diversas colaborações do guitarrista.
Espero que gostem.

Good Measure & Andy Given Time – Duo com Andy LaVerne


The Well – Com John Patitucci, Peter Erskine & Bob Mintzer


Improvisation #3 (Solar) – Com Greg Osby


Alice In Wonderland – a solo

Sem comentários: