quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cabo Verde, por Bernardo Sassetti



Nascido em Lisboa, em 1970, Bernardo Sassetti iniciou os estudos de piano clássico aos nove anos de idade, com a professora Maria Fernanda Costa e, mais tarde, com o professor António Menéres Barbosa, tendo frequentado também a Academia dos Amadores de Música. Dedicou-se ao Jazz, estudando com Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna. Em 1987 começa a sua carreira profissional, em concertos e clubes locais, com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet; participa em inúmeros festivais com músicos tais como Al Grey, John Stubblefield, Frank Lacy e Andy Sheppard. Desde então, nos primeiros 15 anos de carreira, apresenta-se por todo o mundo ao lado de Art Farmer, Kenny Wheeler, Freddie Hubbard, Paquito D´Rivera, Benny Golson, Curtis Fuller, Eddie Henderson, Charles McPherson, Steve Nelson, integrado na United Nations Orchestra e no quinteto de Guy Barker com o qual gravou o CD "Into the blue" (Verve), nomeado para os Mercury Awards 95- Ten albuns of the year. Em Novembro de 1997, também com Guy Barker, gravou "What Love is", acompanhado pela London Philarmonic Orchestra e tendo como convidado especial o cantor Sting. O seu primeiro trabalho discográfico como líder, Salsetti (Groove/Movieplay), foi gravado em Abril de 1994 com a participação de Paquito D’Rivera.
Dedica-se regularmente à música para cinema, tendo realizado vários trabalhos nos quatro últimos anos, de entre os quais se destaca a sua participação no filme do realizador Anthony Minguella - "The Talented Mr. Ripley" (Paramount/Miramax). Para este projecto gravou "My Funny Valentine" com o actor Matt Damon, entre outros temas. Compôs igualmente, em parceria com o trompetista Guy Barker, uma série de temas para serem apresentados na Premiére deste filme realizada em Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Berlim, Paris, Londres e Roma.
Como concertista, no tempo presente, apresenta-se em piano solo, em trio com Carlos Barretto e Alexandre Frazão ou em duo com o pianista Mário Laginha, com quem gravou os CD's "Mário Laginha/Bernardo Sassetti" e "Grândolas" (uma homenagem a Zeca Afonso e aos 30 anos do 25 de Abril).
Bernardo Sassetti, bisneto do quarto presidente da república portuguesa, Sidónio Pais (o presidente-rei, assassinado na estação do Rossio, em Lisboa, em 14 de Dezembro de 1918), é hoje, indiscutivelmente, um dos mais talentosos pianistas nacionais, compondo e improvisando solidamente ancorado nos vastos conhecimentos que possui de piano clássico. Sassetti é o mestre dos silêncios. Para si a música nasce do silêncio, o vazio como princípio de qualquer representação artística. Pioneiro também da multidisciplinaridade no jazz nacional (ou não fosse Bernardo Sassetti um amante inveterado da fotografia), surpreendeu o seu público e a crítica com o trabalho Unreal: Sidewalk Cartoon, que envolveu mais de oitenta pessoas nos processos de criação e edição de um CD, um livro, um filme e um espectáculo, de cuja apresentação no São Luiz, em Dezembro de 2006, dei nota nas presentes páginas.
Razões mais do que suficientes para vos deixar com um vídeo, elaborado a partir do tema Petit Pays, escrito por Nando da Cruz e com fotos de Cabo Verde, da autoria de Louk Numan, gravado por Sassetti, a solo, para o seu disco Livre (CleanFeed, 2004). O silêncio de Sassetti aplicado à nostalgia de Cabo Verde. A meu ver um cruzamento genial.

Sem comentários: