sexta-feira, 12 de setembro de 2008

The Bad Plus Amanhã em Albufeira



Os Bad Plus actuam amanhã em Albufeira. O trio, formado pelos norte-americanos Ethan Iverson no piano, Reid Anderson no contrabaixo e David King na bateria, constituem um dos mais originais projectos do jazz americano actual.
A afirmação é polémica admito, mas é sentida. Na verdade, alguns não conseguem perdoar a este trio do Midwest a ousadia de pegar em temas de rock como Smells Like Teen Spirit dos Nirvana e dar-lhes a volta, através de arranjos originais a puxar ao jazz.
No entanto o espírito do jazz é isso mesmo! Ousadia, liberdade criativa e improvisação.
O grupo foi fundado em 2000, num clube de Minneapolis, e o sucesso não se fez esperar. Com o disco homónimo, lançado em 2001 pela Fresh Sound, levaram o jazz para os tops de vendas. Chegou então a oportunidade junto da editora Columbia e desde então mais cinco discos foram lançados pelo trio: These Are The Vistas (2003), Give (2004), Suspicious Activity? (2005), Blunt Object - Live in Tokyo (2005) e Prog (2007), este já pela editora Emarcy, sempre com enorme sucesso.
Pelo caminho outros compositores estranhos ao jazz levaram o tratamento Bad Plus, como os ABBA, Black Sabbath, Bee Gees, Queen, Blondie, Aphex Twin, Neil Young, e Bjork. Para terror dos puristas…
Da parte que me toca aprecio e recomendo.
Só tenho pena de estar tão longe de Albufeira e não poder apreciá-los ao vivo.
Ficam aqui alguns vídeos para outros que partilhem a minha sorte.


Anthem For the Earnest


Everywhere You Turn


Prehensile Dream


Flim!!

Sem comentários: