domingo, 28 de setembro de 2008

Herbie Hancock nos Açores



O mestre Herbie Hancock vai estar mais uma vez entre nós, depois das passagens deste Verão pelo Cool Jazz Fest e pelo Allgarve Jazz, desta feita no Angra Jazz.
Nascido em 1940 em Chicago, Hancock chegou ao estrelato ao integrar o quinteto de Miles Davis, no início dos anos 60. Com Miles Davis, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Ron Carter e Tony Williams esta formação ocupa, para muitos, o lugar cimeiro não apenas entre as criadas pelo pai do cool, mas de toda a história do jazz!
Hancock revolucionou não apenas a estética jazzística com o seu Fender Rhodes, mas o próprio instrumento, ao adaptar-lhe um pedal de wah-wah e uma câmara de eco que passaram, por determinação de Harold Rhodes, o pai do piano eléctrico, a fazer parte, de série, dos modelos Rhodes vendidos a partir de meados da década de 60.
Nos anos 70 Hancock trilhou caminho pelo electrofunk e pelo fusion, mas também pela música clássica. Poucos pianistas têm ou tiveram uma carreira tão fecunda quanto Hancock, que já atravessa quatro décadas como um dos maiores pianistas da história do Jazz. E a sua popularidade está no auge, após o lançamento em 2007 do disco River: The Joni Letters, de homenagem à compositora canadiana Joni Mitchell, que lhe valeu a conquista do Grammy 2008 para o melhor disco do ano (o que aconteceu apenas pela 2ª vez a um disco de jazz. A primeira foi em 1965 à colaboração de Stan Getz com João Gilberto) além do prémio para o melhor disco de jazz contemporâneo.
Após 47 discos editados como líder, um Óscar (atribuído à banda sonora, da sua autoria, do filme ‘Round Midnight, de Bertrand Tavernier, com Dexter Gordon como protagonista) e 12 Grammys, entre muitos outros prémios, Herbie Hancock é uma referência na história da música e do jazz dos últimos quarenta anos.
A acompanhá-lo nos Açores vão estar Terence Blanchard no trompete, James Genus no contrabaixo, Lionel Loueke na guitarra, Gregoire Maret na hamónica e Kendrick Scott na bateria.
Seguramente o prato forte da edição 2008 do Angra Jazz.

05/10/2008 - 21.30h - Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo – Herbie Hancock Sexteto

Com o Quinteto de Miles Davis em 1963 em Estocolmo
Miles Davis trompete, Wayne Shorter sax, Herbie Hancock piano, Ron Carter contrabaixo e Tony Williams bateria


A dois pianos com Joe Zawinul


Canteloupe Island (Viena, 2004)
Com Dave Holland no e Brian Blade


River (2007) com Corinne Bailey Rae

Sem comentários: