domingo, 14 de setembro de 2008

OJM & Kurt Rosenwinkel



Esta semana vamos ter oportunidade de assistir a dois concertos da Orquestra de Jazz de Matosinhos, versando originais e tendo como solista o guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel.
Apesar de jovem, nasceu em 1970 em Filadélfia, Rosenwinkel ganhou cedo um lugar de destaque entre os músicos da sua geração. Formado pelo Berklee College of Music, de Bóston, deixou os estudos após pouco mais de dois anos de frequência para acompanhar o deão da academia, à altura, Gary Burton, numa tounée. Foi influenciado no início sobretudo por Pat Metheny e Paul Scofield. No entanto pouco tardou até desenvolver o seu próprio estilo, longo e linear, que muitos comparam a John Coltrane ou Keith Jarrett.
Mudou-se para Brooklyn, onde apurou a sua abordagem da guitarra, tornando-se um dos mais aclamados guitarristas norte-americanos da sua geração. Em Nova Iorque apresentou-se com Human Feel, Paul Motian's Electric Bebop Band, Joe Henderson Group, e o Brian Blade Fellowship. Em 1995, com 25 anos de idade, venceu o prémio de compositor pelo prestigiado National Endowment for the Arts e assinou contrato com a Verve. Desde então tem gravado regularmente como líder e co-líder de projectos com alguns dos mais prestigiados músicos de jazz norte-americanos, tais como Brad Mehldau, Mark Turner, Joshua Redman, Aaron Goldberg ou Eric Harland.
É pois com curiosidade que vamos poder assistir a esta nova colaboração de destaque da Orquestra de Jazz de Matosinhos (depois de Lee Konitz & Ohad Tamor, Chris Cheek, Dee Dee Bridgewater, John Hollenbeck, Perico Sambeat, Thad Jones & Bob Brookmeyer, Dieter Glawischnig e Jim McNeely) a que se seguirão, em Novembro, novas colaborações, já anunciadas, com Chris Cheek, Mark Turner e Joshua Redman.
Como aperitivo deixo um vídeo (em três partes) da actuação do quinteto de Rosenwinkel no Festival de jazz de Viena, em 2004, com Brad Mehldau, Joshua Redman, Larry Grenadier e Ali Jackson.

USE OF LIGHT/THE NEXT STEP
Festival de Jazz de Viena 2004, com Brad Mehldau (piano), Joshua Redman (saxofone), Larry Grenadier (contrabaixo) e Ali Jackson (bateria)


Sem comentários: