sábado, 13 de setembro de 2008

Al diMeola em Portugal



Começa hoje a série de três concertos que o guitarrista norte-americano Al di Meola vai dar entre nós. Às 22 horas, na Casa da Música, vai apresentar-se na cidade do Porto. Amanhã, pelas 21.30h, será a vez do Teatro Aveirense na cidade de Aveiro. Na segunda-feira termina esta mini-tour com um concerto às 22.00h na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Al di Meola nasceu em 22 de Julho de 1954 em Jersey City, no estado norte-americano de New Jersey, onde ainda reside. Em 1971, com 17 anos de idade, entrou para o Berklee College of Music em Bóston e, escassos três anos mais tarde, em 1974, fazia parte da banda de Chick Corea, os Return to Forever, à época, uma das mais importantes bandas de jazz fusion, partilhando o topo com os Mahavishnu Orchestra de John McLaughlin e os Weather Report de Wayne Shorter.
Durou apenas dois anos e três discos a colaboração, até 1976, após o que o espírito independente de Meola o levou em busca de novos projectos. Os anos seguintes mostraram colaborações com Stanley Clarke, Jan Hammer, Jean-Luc Ponty, John McLaughlin, Paco de Lucia e até Paul Simon. Mais recentemente vimo-lo ao lado de George Dalaras, Larry Coryell e Biréli Lagrène, Aziza Mustafa Zadeh, Manuel Barrueco, Derek Sherinian, Leonid Agutin, Andrea Parodi, Miklos Malek e Eszter Horgas.
Com 24 álbuns editados como líder, seis milhões de discos vendidos e quatro prémios da prestigiada Guitar Player Magazine, Al di Meola é seguramente um dos mais importantes intérpretes deste instrumento no mundo.
Vai apresentar-nos a sua última criação: New World Sinfonia, que, tal como o nome indica, é a continuação do seu disco de 1990, World Sinfonia.
A não perder.

Para abrir o apetite deixo-vos com alguns vídeos de Meola bem demonstrativos da versatilidade deste genial guitarrista ítalo-americano:

Mediterranean Sundance com o russo Roman Miroshnichenko


Libertango, em Abril de 2007 no Festival de Jazz de Casablanca, em Marrocos


Cuba Africa, com Agutin


Egyptian Danza, em 2004 ao vivo em Ludwigsburg na Alemanha

Sem comentários: