sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Moderno e Antigo



Robin McKelle
Modern Antique
Cheap Lullaby Records 2008

Robin McKelle nasceu em Rochester, Nova Iorque, filha de um cantor litúrgico. Começou por estudar piano e frequentou a Universidade de Miami antes de rumar a Boston e ao Berklee College of Music, onde obteve o Bachelors of Music. Rumou então a Los Angeles onde iniciou uma carreira como backup singer. Actuou com músicos tão importantes quanto Herbie Hancock, Wayne Shorter, Terence Blanchard, Michael McDonald ou Jon Secada. Regressa então a Boston e ao Berklee College onde funda o seu trio. Em 2004 participa no Thelonious Monk Vocal Jazz Competition em Washington (competição que recentemente já lançou cantoras como Jane Monheit ou Roberta Gambarini), onde obtém o terceiro lugar. É-lhe então oferecido o lugar de solista na Boston Pops Orchestra.
Com o seu trio actuou perante grandes nomes da música como Bruce Lundvall (director da Blue Note), David Bowie, Carly Simon, Wayne Shorter, BeBe Winans ou Don Grusin, mas o seu primeiro disco “Introducing Robin McKelle” (Cheap Lullaby Records, 2006) acabou por ser financiado pelo seu próprio bolso, antes de uma pequena editora independente de Los Angeles, a Cheap Lullaby Records, se interessar pela sua distribuição. Com produção de Willie Murillo (produtor da Brian Setzer Orchestra, Aimee Mann ou da cantora country LeAnn Rimes) é um disco evocativo do espírito do jazz dos anos 40, embora com uma sonoridade muito contemporânea. A promover o disco surge o single "Bei Mir Bist Du Schoen” um velho sucesso de 1938 das Andrew Sisters que McKelle transforma numa sensual balada latina, cheia de ritmo.
Modern Antique (Cheap Lullaby Records, 2008) é o seu segundo trabalho onde a cantora mantém a intenção de homenagear as grandes vozes do jazz passado, de Billie Holiday a Sarah Vaughn, passando naturalmente pela incontornável Ella Fitzgerald. Menos intimista do que o primeiro disco, Modern Antique aparece com uma marcante secção de metais e muito swing, puxando sempre que pode os temas para ambiências latinas e efusivas.



Deixo-vos com os vídeos dos temas Bei Mir Bist Du Schoen e Abracadabra (um cover do sucesso da Steve Miller Band, lançado em 1982, o que não deixa de ser uma escolha curiosa para uma homenagem aos golden years do jazz norte-americano…) que Robin McKelle transfigura por completo, num arranjo com big band e carregado de swing.



Sem comentários: