quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Amor de Terceiro Mundo



Third World Love
New Blues
Anzic Records 2007

Third World Love é um quarteto de jazz israelo-norte americano. Formado em Barcelona, em 2003 e por iniciativa do baterista Daniel Freedman, para uma jam session que revelou, quase instantaneamente, as enormes sintonias dos músicos envolvidos.
É composto pelos israelitas Avishai Cohen no trompete (não confundir com o homónimo contrabaixista e pianista, que fez parte do sexteto Origin, de Chick Corea), Yonatan Avishai no piano, Omer Avital no contrabaixo e pelo baterista norte-americano Daniel Freedman.
Quatro anos depois, e outros tantos discos (Third World Love Songs, Avanim, Sketch of Tel Aviv), surge este New Blues, gravado em 2007 e editado, já em 2008, pela Anzic Records. Um disco brilhante onde, sob o cada vez mais abrangente chapéu do jazz, se fundem influências diversas: africanas, latino-americanas, flamencas, do médio-oriente e até uma valsa musette francesa.
No seguimento de outros trabalhos de músicos israelitas (como o já citado contrabaixista Avishai Cohen) este New Blues exprime, através do jazz, as raízes musicais judaicas do quarteto, na decomposição das suas várias influências e componentes, africanas, latinas e norte-americanas. O resultado é um verdadeiro mosaico onde se encaixam jazz, blues, melodias e ritmos sefarditas e klezmer, flamenco, pasodobles, sambas e rumbas sem esquecer os ritmos africanos. Um desafio permanente ao ouvinte.
Uma obra omnívora na absorção das inúmeras influências recolhidas pelo grupo, mas ainda assim de uma invejável coerência.
Esta enorme riqueza musical, brilhantemente composta e interpretada pelos quatro músicos envolvidos (a excepção é o tema So, de Duke Ellington, que fecha o álbum), é reforçada por um apurado sentido melódico que nunca se revela redutor ou simplista, e por uma invejável secção rítmica que imprime uma pulsação contagiante à obra, tornando-a sedutora, alegre e acessível a um alargado leque de públicos.
Third World Love convida-nos a uma viagem global e poética pelos ritmos, canções, danças e celebrações da cultura mediterrânica.
Um trabalho maduro e consistente deste quarteto que, progressivamente, se vai afirmando como um nome maior do jazz internacional actual.
Vivamente recomendado.



Deixo-vos com o tema La Camarona, um original de Daniel Freedman que, nas palavras do compositor, corresponde a um cruzamento onírico da música da brasileira Clara Nunes e de cantor de flamenco, Cameron de La Isla. As fotos de Espanha são da autoria de Chris Spracklen.

Sem comentários: