segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Jazz Renascentista



Knut Rössler & Johannes Vogt
Between The Times
With Miroslav Vitous
ACT, 2007

Quando a música antiga encontra o jazz…
É este o prelúdio deste magnífico trabalho que junta os alemães Johannes Vogt no alaúde e Knut Rössler, no saxofone e flauta, acompanhados ainda pelo checo Miroslav Vitous no contrabaixo e pelo percussionista, também alemão, Mani Neumeier.
Oriundos de universos musicais distintos, Vogt dedicado ao estudo da música antiga e Rössler saxofonista de jazz, encontraram-se em Heidelberg, quando ambos foram convidados a colaborarem numa apresentação de uma nova exposição de arte. O resultado superou amplamente as expectativas de ambos e conduziu-os a uma extensa colaboração posterior.
Vogt e Rössler fundaram este ensemble “Between The Times” com vista a explorar antigas melodias da tradição musical europeia, em especial dos particularmente criativos períodos de transição. É já o quarto trabalho que editam deste projecto, embora seja o primeiro com a ACT, e neste volume dedicaram-se em particular a uma viagem musical no tempo à Paris do século XVII. Obras de compositores como Ennemond Gaultier, Pierre Dubut, Denis Gaultier e Jacques Gallot, entre outras anónimas, serviram de base a um apurado trabalho de adaptação e justaposição, melódica e harmónica, para o alaúde, a que juntaram um amplo trabalho de composição e arranjo, introduzindo elementos estranhos a este universo barroco, como o saxofone de Rössler logo anuncia. A improvisação surge assim naturalmente, numa aproximação ao universo do jazz que o fabuloso contrabaixo de Vitous complementa na perfeição e ocasionalmente também a percussão de Neumeier.


O resultado é simplesmente fabuloso! Um universo musical simultaneamente novo e antigo, com belas melodias fortemente informadas dos sons barrocos e mesmo renascentistas, introduzidas sobretudo pelo alaúde, a descobrirem novas profundidades nos arranjos para o saxofone e contrabaixo, de uma forma misteriosamente bela.
O cruzamento do jazz com a música clássica e contemporânea é algo, actualmente, usual, particularmente na escola nórdica, sem esquecer as incursões dos franceses Claude Bolling e Jacques Loussier ou do italiano Gianluigi Trovesi. No entanto esta aproximação revela-se profundamente original porquanto aborda uma época musical específica e pouco usual no jazz. E fá-lo recorrendo a um instrumento antigo e, também ele, praticamente alheio ao jazz: o alaúde.
Temos assim um repertório constituído por temas barrocos tocados num alaúde, que os remete para ambientes musicais ainda mais antigos, mas também por um saxofone que os puxa para um jazz lírico contemporâneo, no que é maravilhosamente complementado pelo extraordinário trabalho de Vitous no contrabaixo. A esta total subversão conceptual junta-se ainda, nalguns temas, a percussão de Neumeier a realçar o insólito deste ensemble…
Não é um disco para agradar a puristas, sejam eles oriundos da música antiga, barroca ou do jazz. Mas a mim, confesso que me encantou! Belo como poucos, soberbamente interpretado e arranjado, constitui uma provocação extraordinariamente estimulante ao ouvinte capaz de se abstrair de conceptualismos musicais e encantar-se simplesmente pela beleza daquilo que lhe é oferecido.
Seja isto jazz, música clássica ou aquilo que for!
É simplesmente maravilhoso. Um verdadeira obra-prima!
Não resisto a deixar-vos dois vídeos deste magnífico trabalho. O primeiro denomina-se Kuna e é acompanhado de belas fotos de Richard Calmes, integrantes do seu trabalho denominado Square Dancers. O segundo chama-se Canaries e vai acompanhado de belas fotos das costas islandesas da autoria de Örvar Atli (The Icelandic Coastline).



Sem comentários: