quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Jazz na Nova Temporada da Culturgest



Já foi apresentado o programa da nova temporada da Culturgest onde, como não poderia deixar de ser, as sugestões musicais aparecem em quantidade e qualidade, várias delas oriundas do universo do jazz.
Desde logo se destaca a continuidade do ciclo “Isto é Jazz?”, comissariado por Pedro Costa, da Trem Azul, onde se tem dado voz a alguns dos mais irreverentes experimentalistas músicos nacionais e estrangeiros. Desta feita estão agendados concertos no pequeno auditório da Culturgest para Ernesto Rodrigues, Christine Sehnaoui e Axel Dörner, para o grupo 4 Corners e ainda para Carlos Zíngaro. No grande auditório vão actuar Rodrigo Amado, acompanhado pelos norte-americanos Taylor Ho Bynum, John Hebert e Gerald Cleaver e ainda Steve Coleman e os seus 5 elements (Jonathan Finlayson, Tim Albright, Jen Shyu, Thomas Morgan e Tyshawn Sorey). Fora do jazz (ou talvez nem tanto…) destaca-se ainda uma grandiosa apresentação de José Mário Branco acompanhado pelos Gaiteiros de Lisboa, por um quarteto de cordas composto por Luís Morais e Jorge Vinhas nos violinos, Joana Moser na viola e João Pires no violoncelo e ainda por José Peixoto na guitarra, Carlos Bica no contrabaixo, Rui Júnior na percussão, Filipe Raposo no piano e Guto Lucena nos sopros. Há ainda lugar para o tango do jovem argentino Cristóbal Repetto, para o Festival Expresso Oriente, onde os sons do oriente se vão cruzar com a música erudita ocidental pela mão da Orchestrutopica e da pianista Elsa Silva e ainda para a ópera “Outro Fim” de António Pinho Vargas com Libreto de José Maria Vieira Mendes.
Relembro que, além de preços atractivos, a Culturgest proporciona 40% de desconto a quem adquirir entradas para quatro espectáculos (passe que permite igualmente o acesso gratuito às exposições patentes nas galerias da Caixa Geral de Depósitos). Um negócio da China para quem gosta de boa música!

Aqui fica o calendário dos espectáculos, sempre com início às 21.30h:


SEXTA 19 DE SETEMBRO DE 2008
Searching for Adam – Rodrigo Amado


SÁBADO 27 E TERÇA 30 DE SETEMBRO E QUINTA 2 DE OUTUBRO DE 2008
Festival Expresso Oriente


QUINTA 30 E SEXTA 31 DE OUTUBRO DE 2008
Mudar de Vida 2 – José Mário Branco


SEXTA 31 DE OUTUBRO DE 2008
Ernesto Rodrigues, Christine Sehnaoui, Axel Dörner


SEGUNDA 3 DE NOVEMBRO DE 2008
Cristóbal Repetto


SÁBADO 15 DE NOVEMBRO DE 2008
Steve Coleman & Five Elements


SEXTA 28 DE NOVEMBRO DE 2008
4 Corners


SEXTA 5 DE DEZEMBRO DE 2008
Carlos Zíngaro


SÁBADO 20 E DOMINGO 21 DE DEZEMBRO DE 2008
Outro fim
Ópera De António Pinho Vargas. Libreto de José Maria Vieira Mendes

Sem comentários: