domingo, 10 de agosto de 2008

Contos Mediterrânicos



Racconti Mediterranei
Enrico Pieranunzi, Marc Johnson e Gabriele Mirabassi
Egea, 2000

Racconti Mediterranei é um hino ao Mediterrâneo, em toda a sua nostalgia, beleza e história. Gravado em 2000, no Teatro Comunale di Gubbio (pequena comuna da Úmbria, na província de Perugia), este disco é uma colecção de humores e sugestões mediterrânicas, tocantes, delicadas e emocionantes.
Ao leme desta viagem inesquecível está o pianista romano Enrico Pieranunzi, autor de todos os temas incluídos no disco. Nascido em 1949 é dono de uma técnica prodigiosa que aplica virtuosamente ao jazz com o mesmo à-vontade que o faz em ambientes clássicos, contemporâneos ou populares. Acompanham-no o norte-americano Marc Johnson no contrabaixo e o virtuoso perugiano do clarinete Gabriele Mirabassi.
Editado em 2000 pela Egea (também ela sediada em Perugia), é uma obra fascinante e por isso mesmo, recomendada com veemência.
Para aperitivo deixo-vos o tema de abertura da mesma, The Kingdom (Where Nobody Dies) – até o título é delicioso -, da autoria de Pienanunzi, acompanhado de belas fotos mediterrânicas do grego Petros Labrakos.

Sem comentários: