terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Regresso de Mr. Gone



Wayne Shorter é um dos mais importantes e influentes saxofonistas e compositores norte-americanos das últimas décadas. Nascido em 1933 em Newark, New Jersey, frequentou em jovem a Newark Arts High School antes de ingressar, no início dos anos 50, na Universidade de Nova Iorque. Em 1956 foi para o exército, onde tocou com Horace Silver e, dois anos depois, já terminado o serviço militar, com Maynard Ferguson. Foi nesta altura que lhe foi atribuída a alcunha de Mr. Gone, que haveria, anos mais tarde, de servir de título para um álbum dos Weather Report. Em 1959 juntou-se aos Jazz Messangers de Art Blakey, onde permaneceu durante cinco anos, terminando como director musical do grupo. Em 1964 deixou os Jazz Messangers e juntou-se ao quinteto de Miles Davis, onde tocavam Herbie Hancock, Ron Carter e Tony Williams, para muitos o melhor quinteto de sempre do mítico trompetista. Foi durante os anos que tocou com Davis que Shorter compôs temas que viriam a alcançar o estatuto de standards, como Prince of Darkness, ESP, Footprints, Sanctuary ou Nefertiti. Esta colaboração duraria até 1970, mesmo depois do fim do quinteto, tendo Shorter participado em ambos os projectos de fusão gravados por Davis em 1969, In a Silent Way e Bitches Brew.
Paralelamente aos seus trabalhos com Miles Davis, Wayne Shorter gravou muito para a Blue Note com inúmeras formações, incluindo músicos como Freddie Hubbard, Lee Morgan, McCoy Tyner, Reggie Workman, Elvin Jones, Curtis Fuller, James Spaulding ou Joe Chambers, entre outros.
Em 1971, juntamente com o teclista Joe Zawinul, fundou os Weather Report onde tocavam igualmente o contrabaixista Miroslav Vitous (após a saída deste em 1973 o baixo foi entregue a Jaco Pastorius), o percussionista Airto Moreira e o baterista Alphonse Mouzon, um dos mais aclamados e influentes grupos de fusão dos anos 70. Mesmo durante os atarefados anos dos Weather Report, Wayne Shorter continuou a encontrar tempo para se dedicar a projectos pessoais e de colaboração com outros músicos, como Herbie Hancock, Milton Nascimento, Joni Mitchell ou Steely Dan.
Em 1986 participou no filme de culto de Bertrand Tavernier, Round Midnight, com Dexter Gordon no papel principal.
Mais recentemente Wayne Shorter colaborou com Carlos Santana em 1988, com os seus ex-colegas do Quinteto de Miles Davis num álbum de homenagem ao trompetista, logo após a sua morte, e ainda com Joni Mitchell. Em 1995 gravou High Life pela Verve, disco co-produzido por Marcus Miller.
Uma tragédia pessoal (a morte da mulher Ana Maria num acidente de aviação em 1996) afastou-o vários anos dos estúdios, abraçando Shorter a religião budista. Mas a partir de 2002 voltámos a assistir ao lançamento regular de discos de Wayne Shorter, primeiro Footprints Live em 2002, depois Alegria em 2003 e finalmente, em 2005, Beyond the Sound Barrier.
Shorter foi já galardoado com nove Grammys. Recebeu ainda o NEA Jazz Masters em 1998 e foi doutorado honoris causa pelo Berklee College of Music em 1999.



Wayne Shorter
Alegría
Verve 2003

Deixo-vos com um memorável dueto de Shorter com Herbie Hancock, gravado em Paris em Janeiro de 2004. O tema é Meridianne, de Wayne Shorter.

Sem comentários: