domingo, 12 de outubro de 2008

Vicente Amigo em Vila Real



Teatro de Vila Real - Sábado, 18 de Outubro, 22.00h

Vicente Amigo Girol (nascido em Guadalcanal, Sevilha em 1967) é um dos mais importantes guitarristas espanhóis de flamenco da actualidade, apontado por muitos como o herdeiro natural de Paco de Lucia. Cresceu em Córdoba onde teve as primeiras lições de guitarra, com mestres como El Tomate e Merengue de Córdoba. Mais tarde, trabalhou durante 10 anos com Manolo Sanlúcar. Começou a carreira acompanhando cantores como El Pele e Camarón de la Isla, assim como Vicente Soto e Luís de Córdoba. O seu primeiro disco como líder data de 1991, De Mi Corazón al Aire. Um admirador confesso de Paco de Lucia, teve oportunidade de tocar ao lado do seu ídolo de infância na Expo 92, em Sevilha, num concerto onde também actuaram Bob Dylan, Steve Vai, Joe Satriani, Nuno Bettencourt e Phil Manzanera, entre outros.
Ainda em 1992 compõe, juntamente com Leo Brouwer ”Concierto Para Un Marinero en Tierra”, em homenagem a Rafael Alberti, poeta da geração de 27, galardoado com o prémio Cervantes em 1983.
Em 1995 lança o disco Vivencias Imaginadas a que se seguiu Poeta (1997) onde a sua obra dedicada a Alberti é incluída. Editou apenas mais dois discos: Ciudad de las Ideas em 2000 (galardoado com um Grammy) e Un Momento en el Sonido (2005).
Vicente Amigo é um guitarrista aberto à experiência e à partilha do flamenco com músicos das mais variadas proveniências, como o provam as suas colaborações com o franco-argelino Khaled, com o britânico Sting ou o brasileiro Milton Nascimento. Na área do jazz tocou também com guitarristas como Al di Meola, Stanley Jordan ou John McLaughlin. Mas é no flamenco que Amigo melhor brilha, o que o levou a colaborações com os mais importantes músicos do género, como Cármen Linares, Manolo Sanlúcar, Paco de Lucia, Camaron de la Isla, Rosário, Nacho Cano, Alejandro Sanz, Vicente Soto ou Luís de Córdoba. Foi também produtor de discos de Remedios Amaya e José Mercé.
Um dos maiores guitarristas da actualidade para ver e ouvir em Vila Real, a fechar a edição de este ano do Douro Jazz. Eu fui vê-lo ao CCB, e como poderão constatar das notas do aludido concerto, recomendo vivamente.

Tio Arango (Soleá) - TVE


Callejon De La Luna (Taranta) - TVE


Tres Notas Para Decir Te Quiero (Ao vivo em Córdoba)

Sem comentários: